Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Amambai, sábado, 13 de dezembro de 2025 Telefone (67) 3481-7400 /

Atendimento Atendimento: Segunda a sexta :07h às 11h - Externo / 13h às 17h - Interno 

Idioma

Português

English

Español

Français

Deutsch

Italiano

Sáb
13/12
Chuva
Máx 27 °C
Min 18 °C
Índice UV
0.0
Domi
14/12
Chuvas Isoladas
Máx 30 °C
Min 19 °C
Índice UV
0.0
Segu
15/12
Chuva
Máx 31 °C
Min 20 °C
Índice UV
0.0
Terç
16/12
Chuva
Máx 28 °C
Min 19 °C
Índice UV
0.0

Administração - Quarta-feira, 16 de Abril de 2025

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Na Semana dos Povos Indígenas, Amambai ganha o primeiro PAV Indígena do Brasil

Inauguração histórica no Parque Indígena reforça cidadania, respeito e fortalecimento da identidade Guarani Kaiowá


“Isso não é só uma placa, isso é a autoestima de um povo”, disse o cacique Flaviano Franco, com a voz embargada de emoção, apontando para o símbolo que agora marca oficialmente a implantação do primeiro Ponto de Atendimento Virtual (PAV) Indígena da Receita Federal no Brasil, na Aldeia Amambai

 

 Na manhã desta quarta-feira (16), o Parque Indígena de Amambai foi palco de um marco inédito para os povos originários do Brasil. Em plena Semana dos Povos Indígenas, foi inaugurado o primeiro PAV Indígena da Receita Federal, resultado de uma articulação entre a Prefeitura de Amambai, lideranças indígenas, o legislativo municipal e representantes da Receita Federal.

Com a presença de autoridades locais, estaduais e federais, o evento foi marcado por discursos emocionantes, gestos de respeito e o reconhecimento do protagonismo Guarani Kaiowá.

Voz fortalecida
“Graças a tudo o que está acontecendo aqui, a minha voz ficou mais forte. A voz do povo indígena está ficando mais forte”, declarou o cacique Flaviano, ao agradecer aos representantes da Receita Federal que se deslocaram de Campo Grande para prestigiar o ato. Ele também agradeceu ao prefeito Sérgio Barbosa pelo diálogo permanente e pelo apoio à comunidade: “Temos oportunidades dentro da gestão do município e isso nos dá esperança.”
Reconhecimento e acessibilidade
Em seu pronunciamento, o prefeito Sérgio Barbosa destacou a importância dos povos originários para a formação de Amambai e exaltou as qualidades do povo Guarani Kaiowá. Ele também explicou a escolha do espaço onde o PAV foi instalado – o quiosque do Parque Indígena – que passou por pintura e pequenas reformas para se tornar um ponto acessível e acolhedor.

“Quando colocamos um PAV aqui na Aldeia, é com o intuito de ajudar a resolver os problemas do nosso povo. Isso representa nossa gratidão e o compromisso com uma vida mais digna e com mais qualidade para todos e todas”, afirmou o prefeito.
Inclusão na prática
A estrutura do PAV Indígena permitirá que os moradores da Aldeia Amambai possam acessar serviços da Receita Federal de forma digital, sem precisar se deslocar até a área urbana. Trata-se de um importante passo na promoção da cidadania e no enfrentamento das desigualdades que historicamente atingem os povos indígenas.
O projeto contou com a articulação da vereadora Cida Farias, autora da indicação legislativa para a instalação do PAV, e o apoio das supervisoras Mery Andreia Barbosa e Adrieli Romero Morales, que atuam na coordenação do PAV de Amambai.

Representatividade presente
A solenidade contou ainda com as falas dos representantes da Receita Federal, como Zumilson Custódio da Silva (Delegado da Receita Federal em Campo Grande), Marizete Horner de Almeida (Chefe do Centro de Atendimento ao Contribuinte) e Antonio Henrique Lindemberg Baltazar (Superintendente Regional da 1ª Região Fiscal), além de Erivelto Moyses Torrico Alencar, Henry Tamashiro de Oliveira e outros membros da equipe técnica.
O subsecretário estadual dos povos originários, Fernando Souza, também marcou presença, reforçando a importância de políticas públicas voltadas à autonomia e valorização cultural das comunidades indígenas.

Caminho coletivo
O evento foi encerrado com a tradicional foto oficial, em um momento de celebração e reconhecimento coletivo. Para além da inauguração de uma estrutura física, o que se consolidou nesta quarta-feira foi um gesto de respeito, um avanço no diálogo institucional e um passo firme em direção à justiça social e ao fortalecimento da identidade indígena em Amambai e em todo o país.

Que o primeiro PAV Indígena do Brasil seja apenas o começo de uma série de iniciativas que promovam equidade e dignidade aos povos originários.

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai
Fotos: Hugo Oliveira/ Secom

702 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

UFA - 2025

R$ 86,27

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/12/2025

Portal atualizado em: 12/12/2025 16:58:21

Prefeitura Municipal de Amambai - MS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.