O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Amambai, domingo, 07 de dezembro de 2025
(67) 3481-7400 /
Atendimento: Segunda a sexta :07h às 11h - Externo / 13h às 17h - Interno
Idioma
Português
English
Español
Français
Deutsch
Italiano
Notícias por Categoria
Delegação levou propostas locais e reforçou compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável
A Prefeitura de Amambai marcou presença na 7ª Conferência Estadual das Cidades, realizada nos dias 5 e 6 de junho em Campo Grande. O evento reuniu representantes de diversos municípios de Mato Grosso do Sul para debater o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano – Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social”.
Organizada pelo Governo do Estado, por meio da Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab), a conferência aconteceu no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. Representando Amambai, estiveram presentes o Secretário Municipal da Cidade, Roberto Junior Dias, e a delegação eleita durante a 7ª Conferência Municipal da Cidade, realizada previamente no município.
As propostas elaboradas na etapa municipal foram levadas ao debate estadual como contribuição às discussões que envolvem temas centrais como o Estatuto das Cidades, a política de desenvolvimento urbano, mobilidade urbana, habitação de interesse social, saneamento básico, meio ambiente, preservação de áreas urbanas, serviços públicos, áreas verdes, além de transformações climáticas e desenvolvimento digital.
Durante a abertura do evento, a Secretária Executiva do Conselho Estadual das Cidades e Diretora-Presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani Lopez, ressaltou a diversidade dos municípios sul-mato-grossenses e os desafios que isso impõe à gestão pública.
“Mato Grosso do Sul tem uma população estimada em 2.901.895 habitantes (IBGE 2023), com municípios que têm suas próprias características, desafiando a administração pública a fortalecer, cada dia mais, a política de desenvolvimento urbano”, destacou.
Segundo ela, o fortalecimento dessa política deve considerar a participação social e o protagonismo dos próprios cidadãos:
“É fundamental atender os habitantes de forma inclusiva, promovendo uma política que impulsione a população a ser uma aliada constante na consolidação de um Estado protagonista em desenvolvimento urbano sustentável, com ações que garantam a elevação dos padrões de vida”, completou Maria do Carmo.
A participação de Amambai reforça o compromisso da administração municipal com o diálogo e a construção coletiva de políticas públicas voltadas ao pleno desenvolvimento da cidade. A presença ativa do município neste espaço estadual demonstra o interesse em contribuir para a formulação de diretrizes que garantam cidades mais justas, acessíveis e preparadas para os desafios do futuro.

.jpeg)
.jpeg)
Fonte: Secretaria Municipal da Cidade/ Prefeitura de Amambai
Fique por dentro dos índices - ver todas
UFA - 2025
R$ 86,27
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Segunda a sexta :07h às 11h - Externo / 13h às 17h - Interno
Versão do sistema: 2.0.0 - 04/12/2025
Portal atualizado em: 05/12/2025 17:57:00