O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Amambai, domingo, 07 de dezembro de 2025
(67) 3481-7400 /
Atendimento: Segunda a sexta :07h às 11h - Externo / 13h às 17h - Interno
Idioma
Português
English
Español
Français
Deutsch
Italiano
Notícias por Categoria
Projeto “Caminho do Acordo” realizou mais de 600 atendimentos em dois dias de ação na Escola Estadual Indígena Mbo’eroy Guarani Kaiowá
A Aldeia Amambai foi palco da sétima edição do projeto “Caminho do Acordo”, iniciativa da Justiça Federal que leva serviços essenciais a comunidades em situação de vulnerabilidade. Realizado nos dias 1º e 2 de julho, o evento prestou 616 atendimentos à população indígena das Aldeias Amambai e Limão Verde, com apoio da Prefeitura de Amambai, INSS, Funai, DPU, Procuradoria Federal, Sesai, equipe escolar da Escola Estadual Mbo'eroy Guarani Kaiowá.
A solenidade de abertura aconteceu na manhã de segunda-feira (1º), às 10h, na quadra esportiva da Escola Estadual Indígena Mbo’eroy Guarani Kaiowá. Estiveram presentes autoridades como o presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Desembargador Federal Carlos Muta; o prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa; o vice-cacique da Aldeia Amambai, Hernani Cáceres; a diretora do Foro da Seção Judiciária de MS, juíza federal Monique Marchioli Leite; a juíza federal e coordenadora da Central Regional de Conciliação, Dinamene Nascimento Nunes; o defensor público federal Silvio Grotto; entre outros representantes da Funai, INSS, Sesai e do Judiciário.
Durante dois dias, a comunidade indígena teve acesso a serviços como pedidos de aposentadoria por idade, salário-maternidade rural, pensão por morte e auxílio-reclusão. Os atendimentos foram realizados por equipes da Justiça Federal, Defensoria Pública da União, INSS, Funai, Sesai e também por servidores municipais, reforçando o compromisso da gestão com a inclusão e o acesso aos direitos.
Entre os atendimentos, destacam-se 101 realizados pela Justiça Federal (sendo 58 reclamações pré-processuais e 43 acordos firmados), 203 pelo INSS, 117 pela Funai, 115 pela DPU e 80 pela Sesai.
Casos como o de Vilma Quevedo Arce, moradora da aldeia que conquistou sua aposentadoria rural com auxílio de intérpretes indígenas, demonstram o impacto direto da ação. Já Rosenilda Savala e Mirela Carlos Vasques garantiram o salário-maternidade durante o evento. “Fiquei feliz com o resultado. Não precisei me deslocar até a cidade para pleitear o benefício”, destacou Rosenilda.
Um dos diferenciais desta edição foi a atuação de acadêmicos indígenas dos cursos de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), que auxiliaram como intérpretes durante os atendimentos, fortalecendo o sentimento de pertencimento e inclusão.
Para a juíza federal Dinamene Nascimento Nunes, coordenadora da ação, a presença desses estudantes foi fundamental. “A presença dos acadêmicos indígenas fortaleceu o sentimento de pertencimento e inclusão entre os assistidos”, afirmou.
A ação contou com o envolvimento direto da Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e reafirma o compromisso da gestão em apoiar iniciativas que promovam cidadania, dignidade e acesso a direitos para os povos indígenas.
Fonte: Secom com informações da Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Fotos: Hugo Oliveira/Secom
Fique por dentro dos índices - ver todas
UFA - 2025
R$ 86,27
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Segunda a sexta :07h às 11h - Externo / 13h às 17h - Interno
Versão do sistema: 2.0.0 - 04/12/2025
Portal atualizado em: 05/12/2025 17:57:00