segunda-feira, 22 de julho de 2024

Obra 112 – Desafios na construção de asfalto em área de várzea

A Prefeitura de Amambai, através da Secretária Municipal de Obras/Infraestrutura (SEINFRA), já deu início a obra de número 112 da atual administração do município, que consiste na pavimentação asfáltica de parte da rua 7 de Setembro. Mesmo com algumas dificuldades encontradas no caminho, o projeto segue a todo vapor.

É possível notar que a Vila Cristina possui lençol freático alto de superfície por ter sido uma área alagada que compunha os antigos campos de Amâncio Flores, fazendeiro que foi proprietário de muitas terras na região norte de Amambai.

Com essa formação geológica qualquer obra no local se torna um grande desafio, tanto na parte de engenharia, quanto na de logística de construção.

A obra 112, originalmente planejada com aplicação de pedra rachão de até 0.12 cm teve que ser reprogramada em razão desse problema, sendo assim alguns lugares deverão receber a aplicação de 0.50 cm a 1.0 metro de rachão (pedra de mão).

Outrora não se faziam essas mudanças comprometendo a qualidade futura com poucos meses para a conclusão, mas atualmente, por orientação do prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, o Departamento de Engenharia tem exigido das empresas que a sub-base, base, capa (CBUQ), sejam adequados para a realidade do solo encontrado após o início da obra, visto que muitas vezes o projeto destoa da realidade encontrada.

No caso da 112, a composição da sub-base, pedra de mão rachão, será essencial para a durabilidade do projeto. Em breve, a obra estará concluída e todos poderão usufruir de um asfalto de qualidade sem medo do que há de vir.

Mesmo com algumas dificuldades encontradas no caminho, o projeto segue a todo vapor / Foto: Assessoria