terça-feira, 23 de julho de 2024

SEMED de Amambai com foco na alfabetização e uma educação de qualidade

Meta alfabetização: Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até os oito anos de idade, até 2019, no máximo até os sete anos de idade, até 2021 e até seis anos de idade, até 2024.

A Meta 5 está prevista no Plano Municipal de Educação (PNE) e visa garantir que os alunos estejam alfabetizados até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. “É preciso delimitar claramente o que precisa ser ensinado para que a ação pedagógica seja consistente e a aprendizagem seja garantida dentro do tempo previsto.” (Magda Soares)

As escolas de Ensino Fundamental através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) estão engajadas em melhorar o desempenho das crianças e consequentemente alcançar a meta 5, dessa forma, estão desenvolvendo desde o mês de março o projeto “Agrupamentos Produtivos.” Neste projeto, os professores alfabetizadores, de 1º ao 3º ano, organizam os alunos de acordo com a aprendizagem e desenvolvem atividades desafiadoras em Língua Portuguesa e Matemática. O objetivo maior desse trabalho é melhorar a qualidade da alfabetização das crianças, consequentemente o aprendizado da leitura, da escrita e matemática.

Estão envolvidas nesse projeto as seguintes escolas: Antônio Pinto da Silva, Flávio Augusto Coelho Derzi, Polo João Rodrigues, Julio Manvailer, Profª. Maria Bataglin Machado, Marlene Vilarinho de Albuquerque e Mitã Rory.

Professores alfabetizadores e coordenadores pedagógicos, envolvidos nesse trabalho, reconhecem que os alunos têm ritmos de aprendizagem diferentes, não aprendem as mesmas coisas da mesma maneira e, ao mesmo tempo; esses educadores percebem a sala de aula como um espaço heterogêneo em que sujeitos diferentes, com vivências extracurriculares diferentes interagem e constroem seu próprio conhecimento.

Nos agrupamentos são consideradas as experiências e as diferenças dos alunos, essas indicarão o caminho que o professor deverá seguir, quais atividades podem ser desenvolvidas coletivamente e quais atividades devem ter intervenções.

Para organizar esse trabalho, a equipe pedagógica de cada escola da REME reúne-se mensalmente para planejar, trocar experiências e reavaliar o trabalho.

Fonte: Liziana Arâmbula Teixeira (Coordenadora do Ensino Fundamental) e Miléia Piassa Dondoni (Coordenadora Pedagógica)

SEMED de Amambai com foco na alfabetização e uma educação de qualidade