terça-feira, 23 de julho de 2024

Equipe de Educação Especial atende 30 alunos da Rede Municipal de Ensino

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Amambai, através do apoio da Prefeitura Municipal, representada pelo Dr. Bandeira, por meio do Núcleo da Equipe de Educação Especial vem oferecendo apoio Neuropsicopedagógico aos educandos com necessidades educacionais.

As psicopedagogas Raquel Cazari Medeiros e Glauce Leite Mascarenhas estão acompanhando cerca de 30 alunos da Rede Municipal de Ensino, que apresentam dificuldades de aprendizagem.

O atendimento é realizado uma vez por semana, com duração de 50 minutos, em espaço próprio, onde as psicopedagogas efetuam uma análise das causas das dificuldades pedagógicas com uma intervenção eficaz e de qualidade.

O trabalho das psicopedagogas é analisar as possíveis dificuldades dos alunos como: socioafetiva (familiar), neurológicas, fonoaudiológicas. Testes como Anamnese (entrevista com os pais), observação lúdica, EOCA (Entrevista operativa centrada na aprendizagem), leitura e escrita, e conhecimento matemático são alguns dos testes realizados para detectar as causas.

É realizado um trabalho multidisciplinar envolvendo os alunos, os pais, professores e a escola como um todo que recebem orientações das psicopedagogas de como tratar a criança, pois há casos em que a forma diversificada de tratamento auxilia no aprendizado e desenvolvimento do aluno.

Segundo a Neuropsicopedagoga Raquel Cazari Medeiros esse atendimento ajuda a observar os processos de construção do conhecimento e favorecer a aprendizagem daqueles que precisam desenvolver competências e que, muitas vezes, não conseguem fazê-lo só com a ajuda dos professores.

Durante essa intervenção os alunos são encaminhados a outros profissionais: fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeutas, oftalmologistas, sala de Recursos Multifuncionais, neurologistas conforme as necessidades encontradas.

Equipe de Educação Especial atende 30 alunos da Rede Municipal de Ensino