quinta-feira, 4 de julho de 2024

Unidades de Saúde de Amambai estão mobilizadas para o Outubro Rosa

Com início nesta segunda-feira, dia 14 de outubro, as Unidades de Saúde da Família do município de Amambai dão início as atividades alusivas ao Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e aos cuidados no combate ao câncer de mama.

O Outubro Rosa, movimento popular internacional é comemorado em todo o mundo, este nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres, no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a 25% dos casos novos, a cada ano.

A Prefeitura de Amambai, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza durante os próximos dias coletas de preventivo, exames clínicos, palestras com dentistas, médicos, nutricionistas, atividades educativas, cafés da manhã e sorteios de brindes, tudo com o intuito de reforçar o cuidado da mulher com a sua mama.

De acordo com a secretária da Saúde, Dirlene Zanetti, atividades como essas reforçam a importância dos cuidados a serem tomados no dia a dia. “O autoexame e a consulta regular com um médico devem ser tratados sempre como prioridade. Isso por que, quanto mais cedo o diagnóstico de uma doença, maior a chance da eficácia no tratamento”, explicou.

Confira a programação para cada ESF:

ESF Doriane

• 14 a 17/10 – coleta de preventivo e exame clínico de mamas com a enfermeira Theara.
  • 18/10 – palestra sobre alimentação saudável na prevenção do câncer, com a nutricionista convidada Bianca Gandolfi de Ávila, bingo e caminhada em volta da unidade a partir da 14h.

ESF Varocopa

• 14 a 17/10 – coleta de preventivo e exame clínico de mamas com a enfermeira Lilian.
  • 16/10 – palestra com o médico Alessandro com o tema: as formas de prevenção do câncer de pele. Participação do médico Marcelo, enfermeira Lilian e dentista Paola. Haverá entrega de brindes no local, a partir das 14h.

ESF Mangay

• 09/10 – atividade educativa sobre prevenção do câncer de mama e útero com enfermeira Gisela e ACS, a partir das 7h.
  • 14 a 17/10 – coleta de preventivo e exame clínico de mamas com a enfermeira Gisela.
  • Dia D: 16/10 – atividade educativa sobre câncer de câncer de mama e útero com a enfermeira Gisela e ACS, a partir das 7h. Consulta médica com a Daiany, atendimento odontológico com a dentista Karine e de enfermagem com a enfermeira Gisela para mulheres. Sorteio de brindes (escova de cabelo e massagem relaxante); presença de alguns profissionais fazendo unha, sobrancelha e maquiagem. Confraternização com café da manhã e participação de toda equipe em todas as ações realizadas.

**ESF São Luiz **

• 14 a 17/10 – coleta de preventivo e exame clínico de mamas com a enfermeira Deborah e Alan.
  • 18/10 – roda de conversa conduzida pelo médico Alan e enfermeira Deborah, com o tema “Câncer de mama e sua prevenção”, a partir das 7h30. Haverá sorteio de brindes e café da manhã.

ESF Rural

• 22/10 – Vila Santo Antônio – palestra com a psicóloga Milena e enfermeira Aline, após coleta de preventivo e exame clínico das mamas.
  • 24/10 – Assentamento Guanabara – hiperdia e palestra com medico José Luiz, após coleta de preventivo e exame clínico das mamas.
  • 29/10 – Assentamento Magno de Oliveira – palestra com o médico Dr. José Luiz, coleta de preventivo com e exame clínico das mamas.

UBS Central

• 23/10 palestra com a dentista e médico da unidade, após coleta de preventivo e exame clínico da mamas.

ESF Vilarinho

• 14 a 17/10 – coleta de preventivo com a enfermeira Kátia.
  • 16/10 – palestra com os Agentes Comunitários de Saúde, às 7h,sobre câncer de mama.
  • 17/10 – palestra com enfermeira Katia sobre Prevenção do câncer em geral, a partir das 7h.
  • 18/10 – palestra com a médica Renata sobre câncer de Pele, a partir das 7h.

ESF Limeira

• 14 a 17/10 – coleta de preventivo e exame clínico de mamas com a enfermeira Renata.
  • 14 a 16/10 – coleta de preventivo e exame clínico de mamas com a enfermeira Renata em horário especial para as mulheres q não podem em horário normal, entre 11 e 13h.
  • 15/10 – Café da manhã, sorteio de brindes e palestra com a psicóloga Milena com o tema : Aspectos Emocionais do Câncer de Mama, e palestra com a fonoaudióloga Gisele com o tema: Combatendo a Ansiedade Com a Respiração, a partir das 8h.

ESF Guape

• 14 a 17/10 – coleta de preventivo e exame clínico de mamas com a enfermeira Eliane.
  • 18/10 – palestra com o médico Baggio com o tema: Câncer de mama, a partir das 13h30, após será servido café da tarde.

ESF Panorama

• 14 a 17/10 – coleta de preventivo e exame clínico das mamas com a enfermeira Tatiana.
  • 17/10 – café da manhã e palestra com as ACS, a partir das 7h.

Unidades de Saúde de Amambai estão mobilizadas para o Outubro Rosa