Pela segunda vez em todo o Mato Grosso do Sul acontece nesta segunda-feira, 1º de junho, o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, que abre a Semana Estadual de Combate ao Feminicídio. A campanha tem como objetivo de sensibilizar e conscientizar toda a sociedade de que a violência sofrida pelas mulheres muitas das vezes leva à morte violenta, divulgar os serviços e os mecanismos legais de proteção à mulher em situação de violência e as formas de denúncia.
A data foi instituída por meio da Lei Estadual nº 5.202, em memoria à morte da jovem Isis Caroline, ocorrida em junho de 2015, sendo está registrada como o primeiro feminicídio no Estado.
Para este ano, as ações realizadas pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM) de Amambai, devido à pandemia do coronavírus (COVID-19), serão um pouco diferente. Serão intensificadas a disseminação de informações através das redes sociais, além de contarmos com a ajuda dos meios de comunicação para levar essas informações a todos os lugares.
Em abril deste ano o Governo do Estado, lançou o site www.naosecale.ms.gov.br, uma plataforma digital, na qual as mulheres têm ao seu alcance um instrumento de uso fácil, com linguagem acessível para procurar informações sobre serviços e atendimentos, tirar dúvidas sobre procedimentos e legislações, além da possibilidade de entrarem em contato para atendimento online.
As atividades da CPPM serão divulgadas nas redes sociais da Prefeitura facebook.com/prefamambai, instagram.com/pref.amambai, www.amambai.ms.gov.br e na página da própria coordenadoria facebook.com/cppmulheres.