quarta-feira, 3 de julho de 2024

Prefeitura de Amambai distribuiu cerca de 8000 alevinos para produtores do município por meio do programa Ômega 3

24/03/2022 16h13 – Por: Bruna Corrêa/Secom

Com o objetivo de trabalhar piscicultura em pequenas propriedades do município e de fomentar a cultura de subsistência que vem expandindo no mercado nacional, a Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Agricultura e Pecuária (SEAGRI), realizou nesta quarta-feira, 23 de março, a distribuição de aproximadamente 8000 alevinos para 17 produtores de Amambai.

A entrega aconteceu durante o período da manhã no Centro de Projetos da Secretaria, antiga Horta Municipal. Cada produtor recebeu entre 100 e 500 alevinos de pescado para recria e engorda.

O projeto, conhecido como Ômega 3, visa proporcionar à população mais qualidades nutritivas durante as refeições por meio da criação de peixes em tanques escavados e atende produtores inscritos, após análise das condições para produção do pescado. No total, serão disponibilizados pela Prefeitura de Amambai 30 mil alevinos distribuídos entre assentamentos, comunidades indígenas e produtores no território do município.

De acordo com o secretário responsável pela pasta, Sérgio Ribeiro, a Secretaria fará o acompanhamento técnico até o ponto de abate para que seja dado prosseguimento ao projeto. “Estas entregas fazem parte do nosso projeto piloto, é por meio dos resultados obtidos no acompanhamento técnico que será dado prosseguimento para a expansão dos criadouros em outras comunidades rurais como o assentamento Guaranabara, Querência, Magno de Oliveira, Sebastião Rosa da Paz, para dar além de melhoria na alimentação, a geração de mais uma fonte de renda no campo para os pequenos produtores, cumprindo uma das metas da gestão de Dr. Bandeira”, afirmou.

Além dos produtores já atendidos, a Secretaria possui em reserva mais 4000 alevinos que serão inseridos em tanques da aldeia Amambai e Limão Verde e por meio de uma parceria com a Associação de Piscicultores de Amambai (APA) será possível atender outras comunidades nos próximos dias.

Secretário de Agricultura e Pecuária Sérgio Ribeiro e o secretário de Desenvolvimento Econômico Roberto Racchtiune entregando os pescados / Foto: Kadyma Freitas/SECOM