Início Conselhos Municipais Saúde Comitê Municipal de Combate ao Aedes Aegypti se reúne em Amambai para...

Comitê Municipal de Combate ao Aedes Aegypti se reúne em Amambai para discutir estratégias contra dengue e chikungunya

0

De acordo com a secretaria municipal de saúde, em Amambai já foi confirmado um caso de chikungunya e um óbito por dengue neste ano.

A Prefeitura de Amambai por meio da Secretaria de Saúde convocou uma reunião com o Comitê Municipal de Combate ao Aedes Aegypti para discutir e elaborar estratégias que possam intensificar o combate aos mosquitos transmissores e evitar que haja aumento de casos. Em Amambai há um caso confirmado de chikungunya e nesta semana, o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul confirmou uma morte por dengue no município.

A Secretaria municipal de Saúde, Dirlene Zanetti, destacou durante a reunião a importância de estruturar o comitê de combate para aumentar a efetividade das ações. A secretária também comentou sobre a quantidade significativa de casos registrados de chikungunya na cidade paraguaia de Pedro Juan, que faz divisa com Ponta Porã, localizada há 90km de Amambai.

No início do encontro, o agente de combate de endemias, Leonildo Acosta, fez uma apresentação da situação atual dos casos de dengue e chikungunya na cidade, além de destacar os desafios enfrentados pelos agentes de endemias no combate às doenças. “ Infelizmente ainda há muita resistência por partes do moradores de permitir a entrada dos agentes de endemias para que seja feita a eliminação dos focos”, informou.

Na reunião, que foi realizada nesta terça-feira, dia 28, na sala de reuniões da Prefeitura de Amambai, participaram representantes de diversas áreas e que fazem parte do Comitê, como Secretaria de Saúde, Meio Ambiente, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militares, Polícia Militar, 17º RC Mec, Sanesul e UEMS. Todos se comprometeram a trabalhar juntos para prevenir novos casos e evitar mortes causadas por essas doenças.

Aedes Aegypti

O mosquito Aedes é o transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika. A dengue é a mais grave, causando febre, dores no corpo e na cabeça, manchas na pele, falta de ar e, em casos mais graves, hemorragias que podem levar à morte. Já a chikungunya causa dores nas articulações, febre e dores no corpo, podendo afetar a qualidade de vida do paciente por meses. A zika causa febre baixa, olhos avermelhados e coceira, e não costuma durar mais de sete dias. No entanto, a zika é especialmente perigosa para gestantes, pois pode causar a microcefalia em bebês.

Não existem medicamentos específicos para essas doenças, sendo o tratamento baseado em repouso e ingestão de líquidos. Medicamentos para aliviar a dor são indicados, mas deve-se evitar aqueles que contenham ácido acetilsalicílico, pois podem provocar hemorragias. É importante destacar que a prevenção é a melhor forma de combater essas doenças, por meio do controle do mosquito Aedes e da eliminação de focos de água parada, onde o mosquito se reproduz.

Fonte e Fotos: Raquel Fernandes/Secom

SEM COMENTÁRIOS