17 C
quarta-feira, 3 de julho de 2024

Espetáculo: Juliana e Romão – Um caso de Separação foi atração em Amambai nesta segunda-feira

Com uma abordagem lúdica e envolvente, a trupe do Espaço Sou Arte abrilhantou a noite de centenas de pessoas que se reuniram na quadra da Escola Municipal Polo Indígena Mbo’Eroy Guarani Kaiowá da Aldeia Amambai para prestigiar o espetáculo: Juliana e Romão – Um caso de separação.

A programação, realizada pela Itaipu Binacional e o Consórcio Conisul em parceria com a Prefeitura de Amambai, por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Assuntos Indígenas e Educação aconteceu nesta segunda-feira, 31 de julho.

Através das linguagens do circo, teatro, dança e música, a obra conscientiza sobre a importância de todos na gestão correta dos resíduos sólidos e urbanos de uma maneira lúdica e divertida que trouxe muito aprendizado tanto para as crianças, quanto para os adultos.

Na plateia, estiveram presentes os membros da Cooperativa dos Coletores de Materiais Recicláveis de Amambai (COOPERCICLA) responsáveis pela coleta e pelo direcionamento correto do descarte de resíduos do município, homenageados durante a apresentação.

Segundo a diretora da unidade educacional, Daiane Cáceres, essa foi uma noite muito especial para todos da Aldeia Amambai. “Estamos em uma ação de aprendizado, a qual tenho certeza que fará grande diferença para a nossa comunidade”, afirmou.

Representando as lideranças da Aldeia, a vice-capitã Lurdelice Moreira Nelson, agradeceu a administração municipal por presenteá-los com a programação. “Estou muito feliz de podermos receber um evento como este e estou como criança, com olhos brilhando, ansiosa para assistir”, disse ela.

Marta Soares, coordenadora do Coletivo Educador, ressaltou o quão gratificante é trazer cultura e arte para dentro da educação ambiental. “De forma divertida, estamos aprendendo a cuidar dos nossos recursos naturais”, falou.

O vereador Tato Souza, morador da Aldeia Amambai, agradeceu a todos que prestigiaram ao evento e relatou suas indicações para que em breve as comunidades contem com um caminhão de lixo exclusivo. “Precisamos aprender a destinação correta do nosso lixo e melhorar ainda mais o lugar em que vivemos”, afirmou.
Por fim, o secretário de Governo, Alexsandro de Souza, que no ato representou o prefeito municipal Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, pediu desculpas pela ausência do gestor que cumpre sua jornada dupla como médico. “Nossa administração tem muito carinho e gratidão por essa comunidade e por isso intervimos para que o espetáculo fosse realizado aqui, esperamos que todos aproveitem”, concluiu.

Além das autoridades já citas, prestigiaram a programação o vereador Odil Puques, o secretário de Assuntos Indígenas Zenaldo Moreira, a subsecretária de Educação Losane Cardinal, o diretor da Escola Municipal Tupã’I Ñandeva Josiel Martins, a diretora da Escola Municipal Ypyendy/Panduí Elda Vasquez, o diretor da Escola Estadual Guarani Kaiowá Duadino Martines, a diretora-adjunta da Escola Mitã Rory Andreia Rodrigues e o coordenador de Educação indígena da SEMED Flaviano Franco.

Fonte: Bruna Corrêa/SECOM

Fotos: Patrícia Dapper/SECOM