Início Notícias Desporto e Cultura 1ª Conferência Municipal de Cultura marca início do sistema cultural de Amambai

1ª Conferência Municipal de Cultura marca início do sistema cultural de Amambai

0

Com a presença de artistas e agentes culturais de diversas áreas do município, a Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Desporto e Cultura (SEDESC), realizou na noite desta quarta-feira, 25 de outubro, na Câmara de Vereadores, a 1ª Conferência Municipal de Cultura.

Com o tema Democracia e Direito à Cultura, a programação teve como intuito promover o debate sobre as políticas culturais com ampla participação da sociedade, principalmente artistas e trabalhadores de cultura, visando o fortalecimento da democracia e a garantia dos direitos culturais no âmbito municipal.

Entre as atividades que marcaram a noite tão especial para a cultura amambaiense, estiveram uma palestra sobre o tema e um debate com os participantes sobre os eixos da Conferência que consistem em: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do acesso à cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade e Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

Ainda durante o ato, as musicistas Emilly Vieira e Sofia Marques entoaram os Hinos Nacional e de Amambai, respectivamente, com o arranjo do músico Beto Bandeira, houve apresentação dos alunos do Instituto Eduardo Dutra Lescano e a assinatura do Ato de Lançamento da 1ª Conferência Municipal de Cultura.

1ª Conferência Municipal de Cultura marca início do sistema cultural de Amambai
Vereadora Lígia Borges assinando Ato de Lançamento / Foto: SECOM

Segundo o secretário de Desporto e Cultura, Ronaldo Mayr, a conferência é a realização de um sonho, não só para a Coordenadora de Cultura Alessandra Tavares, mas também para todos os agentes e artistas de Amambai. “A cultura do nosso Estado e do nosso Município são muito ricas, mas sempre caminhou em segmentos isolados, agora, traremos diretrizes que ficarão para o futuro, unindo forças para sair daqui com bases sólidas que serão executadas”, afirmou.

A presidente da Câmara Lígia Borges ressaltou a batalha de Alessandra na busca pela valorização dos profissionais da área e deste passo que está sendo dado para a criação de um Sistema Municipal de Cultura. “Nós fomos a primeira cidade do Estado a entregar os projetos da Lei Aldir Blanc e também da Lei Paulo Gustavo, essa é a prova da dedicação e do respeito por vocês fazedores de cultura, por isso, parabenizo a todos, principalmente Alessandra, por seu esforço e amor pela área”, disse.

O vice-prefeito prestigiou a programação / Foto: SECOM

Rodrigo Selhorst, Vice-Prefeito de Amambai, que no ato representou o Chefe do Executivo Dr. Bandeira, desejou uma excelente conferência e parabenizou Ronaldo Mayr e Alessandra pelo belo trabalho. “A cultura amambaiense está se unindo e este é um grande marco, aqui iniciamos uma nova história, alcançando novos espaços”, afirmou.

A coordenadora de Cultura, Alessandra agradeceu a todos pela presença e também pelos elogios recebidos. De acordo com ela, estará sempre a disposição na Secretaria para atender a todos os artistas de Amambai. “É lindo ver todos vocês aqui reunidos na busca de algo melhor para a nossa profissão, parabéns por se unirem a este projeto e por fazerem a diferença”, concluiu.

Ao fim da programação, Alessandra Tavares, Albertino Fachin, Helena Pereira, Ismael Morel e Rita de Melo foram definidos como Delegados e Delegadas que representarão o município na Conferência Estadual de Cultura nos dias 21 e 22 de novembro. Lá serão escolhidos os Delegados para a Etapa Nacional.

Além das autoridades já citadas, estiveram presentes prestigiando o ato Coordenador do Museu de Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul Alexandre Sogabe, o vereador amambaiense Odil Puques e o Gerente de Logística da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul Ricardo Godoy.

Fonte: Bruna Corrêa/SECOM

SEM COMENTÁRIOS