A Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Coordenadoria Estadual de Controle de Vetores realizou na última quinta-feira, 26 de outubro, uma Audiência Pública de Enfrentamento às Arboviroses.
O intuito da audiência pública foi trazer o tema para a população, a fim de mobilizar a Sociedade Civil Organizada no enfrentamento da epidemia da Dengue, Chikungunya e Zika, além de fazer com que os profissionais de saúde reflitam sobre ações para intensificar o combate ao mosquito Aedes Aegypti.
O ato aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, aberto para toda a população do município e foi conduzido pelo coordenador estadual de vetores da Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso do Sul Mauro Lúcio do Rosário.
O profissional expôs os dados do panorama epidemiológico do Estado e mostrou o quanto está preocupante, já que até o momento foram registrados 39 óbitos em todo o MS. Ele passou importantes orientações ao público, enfatizando que sem a ajuda da população, os Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitário de Saúde (ACS) não conseguirão combater os vetores.
Mauro Lúcio ainda explicou que a maioria das casas visitadas se encontra com vários potenciais criadouros do mosquito e esses recipientes são de responsabilidade do morador. “Se cada um de nós cumprirmos a nossa responsabilidade na retirada dos resíduos, venceremos essa guerra”, afirmou.
Confira abaixo o Boletim Epidemiológico do Mato Grosso do Sul e as fotos da programação:
Fonte: Bruna Corrêa/SECOM
Fotos: Adrielly Maciel/SECOM