terça-feira, 2 de julho de 2024

Prefeitura de Amambai inicia projeto de recuperação de nascentes na Aldeia Amambai

A Prefeitura de Amambai, por meio das secretarias municipais de Assuntos Indígenas (SEIND) e Meio Ambiente (SEMAI), em parceria com a Itaipu Binacional, deu início a um importante projeto de recuperação de nascentes na Aldeia Amambai. A iniciativa visa preservar as fontes de água na região, promovendo a sustentabilidade e a qualidade de vida dos moradores locais.

Na última sexta-feira, dia 10, equipes da SEIND e da SEMAI realizaram a limpeza e o plantio de mudas de espécies nativas na nascente localizada na Aldeia Amambai, na região da Invernada, próximo à rodovia 386. Esta ação marca o início de um trabalho contínuo para revitalizar e proteger as nascentes da área.

O secretário municipal de Assuntos Indígenas, Zenaldo Moreira, explica que a recuperação das matas ciliares desempenha um papel fundamental na manutenção dos ecossistemas aquáticos. Além de evitar a erosão do solo e a contaminação das águas, a vegetação nativa atua como um filtro natural, contribuindo para a purificação dos recursos hídricos.

A Prefeitura de Amambai continuará a desenvolver e apoiar iniciativas que visem a proteção do meio ambiente e a melhoria das condições de vida da população.

Fonte: Raquel Fernandes/Secom