sexta-feira, 28 de junho de 2024

Amambai comemora seu 1º Festival de Cinema com arte, cultura e emoção nas telas

O 1º Festival de Cinema do município, organizado pela Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Desporto e Cultura (SEDESC), como contrapartida da Lei Paulo Gustavo, e com apoio do Cine Itaipu. O festival teve início na quarta-feira, 19 de junho, coincidentemente o Dia do Cinema Brasileiro, transformando a cidade em um verdadeiro epicentro de arte e entretenimento.

A abertura do evento, realizada no centro da Praça Coronel Valêncio de Brum, foi um momento muito agradável, especialmente para as famílias que compareceram. A decoração estava impecável, lembrando uma autêntica sala de cinema, e havia pipoca gratuita para todos os convidados, tornando a experiência ainda mais especial.

Na primeira noite, o público teve a oportunidade de assistir ao filme “A Menina e a Árvore”, dirigido por Ana Martins e com participação da atriz Alessandra Tavares, além do documentário “Rezadores – Resistência Indígena em Forma da Fé”, produzido e dirigido por Raul Emmanuel, com a participação de membros da comunidade indígena, e “Che Tiempo Guaré”, inspirado na obra de Nery Costa Jr.

Na quinta-feira, 20 de junho, a programação seguiu com exibições no Parque Indígena Guapoy, na Aldeia Amambai, permitindo que os moradores da reserva também pudessem prestigiar o evento e desfrutar dessa rica experiência cultural.

No sábado, 22 de junho, o Cine Itaipu ficou responsável pela exibição da animação “The Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida”, dos mesmos criadores de “Meu Malvado Favorito”, na Praça Coronel Valêncio de Brum.

De acordo com a diretora de cultura da Sedesc, Alessandra Tavares, o festival foi um sucesso, fortalecendo a identidade cultural local e reconhecendo o talento das produções audiovisuais da região. Ela destaca ainda que a programação foi um momento ímpar para promover o acesso à arte cinematográfica e enriquecer a vida cultural da comunidade.

Fonte: Secom