sexta-feira, 28 de junho de 2024

Audiência Pública discute minuta final da Revisão do Plano Diretor de Amambai

Na segunda-feira, dia 17, a Prefeitura de Amambai realizou uma Audiência Pública para a apresentação e discussão da minuta final da revisão do Plano Diretor do município. O evento, que ocorreu às 19h no Plenário da Câmara de vereadores, contou com a presença de diversas autoridades, presidentes de associações comunitárias, líderes de entidades, profissionais de várias áreas e população em geral.

Marcaram presença, o prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a vice-presidente da câmara, vereadora Cida Farias, o comandante da 3ª CIPM, Major Ryo Sato, o Subtenente Wilson Vicente Ferreira do 16º subgrupamento do corpo de bombeiros, representantes da Polícia Militar Ambiental, o presidente da Acia, Bruno Anderson.

O Plano Diretor, instrumento fundamental da política urbana do município, tem como base o cumprimento da função social da cidade e da propriedade, além do ordenamento urbano, definindo normas gerais de parcelamento, uso e ocupação do solo e sua expansão. Esse documento é crucial para orientar o crescimento e o desenvolvimento urbano de Amambai, assegurando qualidade de vida, sustentabilidade e um ordenamento territorial adequado.

Desde 2022, a Prefeitura de Amambai vem trabalhando na revisão do Plano Diretor, conduzindo diagnósticos e prognósticos sobre as características e potencialidades da cidade. O processo contou com a colaboração de diversos grupos da comunidade, evidenciando a importância da participação popular na formulação de diretrizes que promovam um crescimento sustentável.

Durante a audiência, o secretário municipal de Gestão, Daniel Luan Pereira Espíndola, ressaltou a importância do processo de revisão. “O Plano Diretor de Amambai é uma ferramenta que busca nortear o crescimento e o desenvolvimento urbanístico da cidade. Desde 2022, estamos trabalhando em seu desenvolvimento, realizando diagnósticos e prognósticos das características e potencialidades da nossa urbe. Diversos grupos da comunidade contribuíram para esse processo,”

Após a abertura, a engenheira Marta Martinez e o mestre em Desenvolvimento Local, Sergio Seiko, da empresa M2 Urbanismo, apresentaram a minuta final da revisão do Plano Diretor. Em seu discurso, o prefeito Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira destacou a importância do trabalho realizado e parabenizou a equipe envolvida. “Percebemos o salto de evolução que vamos dar daqui para frente. Para que isso aconteça, precisamos do engajamento da população, da câmara e dos servidores municipais que vão colocar esse plano em execução. É um plano abrangente, bastante técnico, que vai transformar a cidade em uma cidade planejada no futuro,” declarou o prefeito.

A Prefeitura de Amambai também disponibilizou um formulário online para que os munícipes pudessem participar com sugestões e opiniões sobre a minuta final do documento, que ficou disponível até o dia 17 de junho de 2024.

Além da participação online, a audiência pública ofereceu uma oportunidade para os moradores de Amambai contribuírem de forma presencial, acompanhando e participando do andamento do projeto. Todas as opiniões recebidas no audiência pública serão analisadas pela equipe responsável, que avaliará o que é viável para ser incorporado ao documento final.

Este esforço conjunto visa garantir que o Plano Diretor reflita as necessidades e aspirações da comunidade, promovendo um desenvolvimento urbano equilibrado e sustentável para o futuro de Amambai.