sexta-feira, 28 de junho de 2024

Prefeitura de Amambai promove oficinas culturais em parceria com a Câmara e Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul

A Prefeitura de Amambai, em colaboração com a Câmara Municipal e a Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, está organizando duas oficinas culturais nos dias 4, 5, 11 e 12 de julho, no salão de eventos do Sindicato Rural. As oficinas visam promover o aprendizado e a apreciação das artes visuais e da história do cinema entre os moradores da região.

Oficina de Fotografia com o Celular
Nos dias 4 e 5 de julho, será realizada a oficina “Fotografia com o Celular”. Ministrada pelos técnicos da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, em parceria com a Prefeitura e a Câmara Municipal, a oficina destina-se a introduzir os participantes às convenções do uso de câmeras em dispositivos móveis, como celulares e smartphones.

A programação inclui atividades teóricas e práticas sobre a linguagem fotográfica, com enfoque nas configurações básicas de medição e controle de luz para fotografia. Serão abordados temas como enquadramento, composição e foco. Os participantes aprenderão sobre:
• Conceito de fotografia: Fundamentos e importância da fotografia.
• Fotometria: Balanço de branco, ISO e valor de exposição.
• Enquadramento: Técnicas de enquadramento, proporção áurea, regra dos terços, triângulos áureos e ilusão de perspectiva linear.
• Foco: Foco infinito, macro e ilusão de perspectiva por foco diferencial.
Os usuários de dispositivos Android devem instalar o aplicativo “Open Camera”, enquanto os usuários de iPhone utilizarão o “Instamatic”. Ambos deverão usar o editor de fotos “Snapseed”.

Oficina de Brinquedos Ópticos – Primórdios do Cinema
Na semana seguinte, nos dias 11 e 12 de julho, será oferecida a oficina “Animação e os Primórdios das Imagens em Movimento: O Cinema Antes do Cinema”. Este curso explora a origem do cinema, destacando as imagens animadas anteriores à invenção dos dispositivos cinematográficos pelos pioneiros do cinema, como os irmãos Lumière e Méliès.
A oficina visa proporcionar aos participantes um entendimento dos aspectos fundamentais que deram origem à sétima arte e a importância da preservação da história das mídias. O evento combinará elementos de palestra e performance artística, garantindo uma experiência educativa e envolvente para todos.

A Prefeitura de Amambai, a Câmara Municipal e a Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul reafirmam seu compromisso com a promoção da cultura e do conhecimento, proporcionando atividades educativas e culturais de qualidade para a população.

Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas na Câmara Municipal de Amambai- (67) 3481-1551

Conteúdo jornalístico oficial da Prefeitura de Amambai criado no dia 24/06/2024. É proibida a divulgação deste material após o dia 30 de junho de 2024 em concordância com a Lei 9504/97.