A cidade de Amambai recebe entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro de 2024 a Oficina Ortopédica Itinerante Terrestre do Centro de Especialidades em Reabilitação da APAE (CER APAE) de Campo Grande para realizar avaliação e prescrição de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção a toda a microrregião de Ponta Porã.
A ação é realizada pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da Rede da Pessoa com Deficiência, CER IV/APAE (Centro Especializado em Reabilitação/Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Campo Grande e em parceria com as secretarias municipais de saúde.
Serão ofertadas durante os três dias no período matutino 48 vagas para pacientes que já foram inseridos no Sistema de Regulação entre os dias 21 e 25 de outubro. Além dos pacientes inseridos pelos municípios da microrregião, a oficina ortopédica fixa inserirá pacientes que estão com os equipamentos disponíveis para dispensação, mas que precisam de prova técnica.
O atendimento será ofertado no Centro de Especialidades da Saúde (CES) de Amambai, localizado na Rua Antônio Pereira dos Santos, n.º 1181, na Vila Estrela, recebendo pacientes que são do município e das cidades de Aral Moreira, Sete Quedas, Tacuru, Coronel Sapucaia, Antônio João e Paranhos.
A Oficina Ortopédica Itinerante é habilitada pelo Ministério da Saúde, com calendário e organização aprovados em CIB (Comissão Intergestores Bipartite) desenvolvido pela SES a fim de aproximar o serviço especializado ao usuário do SUS no interior do estado.
Segundo a coordenadora municipal de Atenção Primária, Luciana Aparecida Ramos de Alcantre, esta é a primeira vez que Amambai recebe a Oficina Itinerante, mas no futuro, a ação contemplará os municípios duas vezes por ano. Cabe ressaltar que, o atendimento itinerante vem até os municípios, mas o serviço disponibilizado em Campo Grande é realizado durante o ano todo.