terça-feira, 15 de outubro de 2024

Nota Oficial da Prefeitura de Amambai

A Prefeitura de Amambai esclarece que as exonerações recentes, realizadas no âmbito da administração municipal, em especial na área da educação, fazem parte de um procedimento padrão ao final de gestões, conforme previsto em lei.

Reafirmamos que nenhum aluno ou qualquer outro serviço prestado pela Prefeitura será desassistido. Contamos com um quadro de professores e profissionais aptos a serem remanejados, garantindo a continuidade das atividades escolares e de todas as demais áreas, assegurando o bem-estar dos estudantes e da população.

Educação Especial

A Secretaria Municipal de Educação realizou uma reorganização dos profissionais de apoio, levando em consideração que muitos estudantes que anteriormente necessitavam desse acompanhamento na sala regular agora conseguem acompanhar a turma com o suporte das professoras regentes.

Após essa análise, foram mantidos 27 profissionais de apoio qualificados para atender alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) que requerem maior atenção e cuidados, como estudantes com deficiência física, intelectual, surdez ou perda auditiva, paralisia cerebral, baixa visão e autismo.

Todas as unidades escolares municipais contarão com profissionais de apoio itinerante para atendimento individualizado e coletivo. Assim, todos os estudantes continuarão recebendo suporte sistemático e orientações da Equipe de Educação Especial. Vale ressaltar que a responsabilidade pelo acompanhamento dos alunos com NEE é do professor regente, e o profissional de apoio tem a função de auxiliar nas necessidades básicas de higiene, alimentação e locomoção, conforme regulamentado pelo Conselho Nacional e Municipal de Educação.

As salas de recursos multifuncionais e de altas habilidades continuarão funcionando normalmente, com professores concursados, até o final do ano letivo.

Não procede a informação veiculada nas redes sociais de que todos os profissionais de apoio foram retirados. A atual gestão, dentro das suas possibilidades, sempre manteve um olhar sensível a todos os estudantes com NEE e seus familiares, oferecendo assessorias, orientações, encaminhamentos, formações para os profissionais de educação especial, além de rodas de conversa com familiares, palestras orientativas e atendimentos individualizados.

Distribuição de Profissionais de Apoio por Unidade Escolar:

1. EM Maria Bataglin: 4 professores (matutino e vespertino) atendendo os estudantes.
  2. CEI Pequeno Aprendiz: 1 professora especializada para atender um aluno autista, além de estagiários em todas as salas auxiliando os professores regentes.
  3. Todos os Centros de Educação Infantil possuem estagiários que auxiliam os professores regentes.
  4. EM Rachid: 5 professores habilitados.
  5. EM Antônio Pinto: 2 professores.
  6. EM Marlene: 3 professores e 1 assistente escolar.
  7. EM Guarani: 1 professor.
  8. EM Ypyendy: 1 professor.
  9. EM Mitã Rory: 4 professores.
  10. EM Tupã Nandeva: 1 professor.
  11. EM João Rodrigues: 2 professores.
  12. EM Ayrton Senna: 1 professora e 1 assistente escolar.
  13. EM Júlio Manvailer: 01 assistente escolar

A Prefeitura segue comprometida com a qualidade da educação e o atendimento de todos os estudantes, incluindo aqueles com Necessidades Educacionais Especiais.