17 C
quarta-feira, 3 de julho de 2024

SEMAI e Controle de Vetores encaminham carga de pneus para reciclagem

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAI) em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEURB) e com o Controle de Vetores encaminhou mais uma carga de aproximadamente 2200 pneus velhos para reciclagem.

Os pneus foram coletados pelas equipes durante a quarta e quinta-feira, 13 e 14 de fevereiro de 2019, nos principais pontos de aglomeração, como borracharias ou locais de descarte irregular.

De acordo com a secretaria, esse serviço é realizado continuamente devido ao pneu ser um material que demora para se decompor, além de ter grande valor agregado para reciclagem. Outros motivos são evitar o acúmulo de água parada, assim também a proliferação do mosquito da dengue e precaver o surgimento de animais peçonhentos.

Todo material foi destinado à empresa EcoPneu de Campo Grande e de lá é encaminhado para a ReciclANIP, empresa de reciclagem de São Paulo, que tritura os pneus e os destina para reciclagem onde são utilizados na fabricação de concreto ecológico.

O concreto ecológico é obtido após o processo de trituração dos pneus, o que reduz a utilização de brita, ou seja, a diferença no modo de fabricação do concreto ecológico e o convencional é que metade da brita que seria utilizada no processo é substituída pelo pneu triturado.

Mais uma vez a Prefeitura de Amambai atua de forma exemplar no cuidado com o meio ambiente, dando destino correto a pneus usados não só contribui com a natureza, como também cuida do bem-estar da população.

Fonte: Bruna Corrêa/DECOM

SEMAI e Controle de Vetores encaminham carga de pneus para reciclagem