terça-feira, 23 de julho de 2024

Dia Mundial do Brincar é comemorado neste dia 28 na rede municipal de ensino

Criada com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância dos momentos de brincadeira e também para promover o brincar em todos os cantos do Brasil, a Semana Mundial do Brincar (SMB) chega à sua 10ª edição, que será realizada entre 25 de maio e 02 de junho, com o tema “O brincar que abraça a diferença”.

Promovida anualmente em maio em função do dia 28 marcar o Dia Mundial do Brincar desde 1999, a SMB foi concebida pela Aliança pela Infância, movimento internacional que promove iniciativas por uma infância digna e saudável, e por organizações parceiras, como Terre des Hommes e Instituto Mahle.

Em Amambai, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) preparou uma programação especial para a data que será celebrada nesta terça-feira, 28 de maio, em todas as 14 escolas da Rede Municipal de Ensino.

Segundo as coordenadoras da educação infantil, Rosimeire Tavares e Margarida Lemes, a comemoração que existe há alguns anos em Amambai já faz parte do calendário oficial do município e prioriza lembrar a importância que o brincar tem para o desenvolvimento da criança, principalmente para os pais, que devem brincar com seus filhos em casa. “Estarão sendo realizados, simultaneamente, eventos em todas as escolas na defesa do direito de brincar, baseado nos documentos que amparam a educação infantil, tão importante para as crianças de 0 a 5 anos, clientela atendida pela nossa rede de ensino”, explicou Rose.

Ela conta que cada escola teve liberdade para escolher quais seriam as atividades realizadas com seus alunos, entre elas estão: teatro, brincadeiras ao ar livre, cama elástica, caixa musical, desfile a fantasia, contação de histórias, jogos, entre outros.

Para prestigiar o evento e mostrar o engajamento da Prefeitura de Amambai com a importância do brincar, neste ano serão entregues pela SEMED, um kit de brinquedos para cada escola, formado por atividades e jogos pedagógicos, adequados para as faixas etárias atendidas.

Dia Mundial do Brincar é comemorado neste dia 28 na rede municipal de ensino