17 C
Amambai
quinta-feira, 4 de julho de 2024

Região central terá fumacê neste final de semana: abram as portas e janelas

- Publicidade -

Dando continuidade aos trabalhos de combate à Dengue, mesmo com os resultados otimistas recebidos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Controle de Vetores de Amambai estará aplicando, neste final de semana, um novo inseticida desenvolvido para combater o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O Cielo-ULV, que foi aprovado pelo Ministério da Saúde, é considerado menos tóxico ao ser humano e menos agressivo ao meio ambiente do que o Malathion.

A aplicação na área central, região escolhida por concentrar uma grande quantidade de casos da doença, será iniciada neste sábado e domingo, entre as 18 e às 20 horas. É requisitado aos moradores que deixem as portas e janelas abertas para que o inseticida possa entrar em contato com os mosquitos que ficam abrigados dentro das residências e que tampem bem os alimentos e as vasilhas dos animais domésticos.

Durante a semana o inseticida será aplicado no restante do município, sempre no mesmo horário, pois o veneno precisa que o sol esteja mais fraco para funcionar. A dedetização ficará por conta do coordenador do Vetores, Luis Aguero, dos supervisores e de um agente de campo que fizeram o treinamento para utilização do inseticida em Amambai.

Segundo a secretária de Saúde, Dirlene Zanetti, o produto possui um odor menos forte o que poderá causar estranheza na população, principalmente quanto sua eficácia. “Ele tem uma fórmula mais fina, mesmo assim é até mais forte que o usado anteriormente, pois é mais puro e não tem a necessidade de diluir em água”, explicou.

Caso haja chuva ou névoa a aplicação do produto será adiada.

Região central terá fumacê neste final de semana: abram as portas e janelas

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -