quinta-feira, 4 de julho de 2024

Saúde vai monitorar comunidades indígenas com 10 amostras semanais para diagnóstico do COVID-19

A Prefeitura de Amambai realizou na manhã desta terça-feira, 12 de maio, uma capacitação de enfrentamento ao COVID-19 para os profissionais da saúde indígena do município. O projeto é uma parceria entre a administração, o Governo do Estado e o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).

Amambai é a segunda cidade a receber a instauração do monitoramento, logo após Dourados que já oferece os atendimentos. Isso porque o município possui a segunda maior população indígena do Estado.

A iniciativa é do Governo do Estado, que através da Secretaria Estadual de Saúde, requisitou ao prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, que o município oferecesse a logística, transporte dos exames para o Laboratório Central (LaCen) em Campo Grande e o treinamento dos profissionais.

A proposta é de que já se realize a partir de amanhã a testagem em pacientes sintomáticos. Serão atendidos um total de 10 pacientes por semana. Os atendimentos serão realizados nas unidades de saúde das comunidades, dentro das reservas, por enfermeiros da saúde indígena do município.