quarta-feira, 3 de julho de 2024

Amambai: Equipe Sentinela garante atendimento estratégico para enfrentamento a COVID-19 nas comunidades indígenas

A comunidade indígena de Amambai está recebendo desde o mês de maio atendimento estratégico para enfrentamento ao coronavírus com o trabalho da Equipe Sentinela. A medida é urgente e necessária, considerando que o município possui a segunda maior população do Estado, com 14.507 indígenas.

Em uma parceria da Prefeitura de Amambai, através da Secretaria Municipal de Saúde, com a Polo Base de Saúde Indígena, com a Divisão de Atenção à Saúde Indígena (DIASI) do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) e com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), estão sendo realizados atendimentos, triagem, testes de SWAB e testes rápidos dentro das aldeias.

Estão envolvidos neste trabalho todos os enfermeiros que trabalham na saúde indígena, além de médicos, técnicos de enfermagem e agentes de saúde indígenas do município. Cada equipe conta com um profissional de cada área para triagem, atendimento, coletas e encaminhamentos remanescentes, de forma que as comunidades possam ser atendidas ao todo.

Os atendimentos acontecem dentro das Unidades Básicas de Saúde de cada aldeia, onde as coletas são realizadas quando o paciente apresenta sintomas da doença e a equipe de saúde define a necessidade da análise para encaminhamento ao Laboratório Central de Campo Grande (LACEN).

Segundo a Coordenadora Técnica do Polo Base e Casai de Amambai e do Chefe do Polo Base, Arlete Cardoso e Rubens Aquino, respectivamente, a Equipe Sentinela é de modo preventivo e tem como objetivo acompanhar as áreas indígenas, não só no enfrentamento a COVID-19, mas de todos os vírus respiratórios encontrados. “Nosso trabalho serve de forma preventiva, para diagnóstico e intervenção imediata”, afirmou a Coordenadora.