segunda-feira, 22 de julho de 2024

Secretaria de Assistência Social realizou conscientização da população neste dia 18 de maio

Nesta terça-feira, 18 de maio, data em que é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Socias (SMAS) foi para as ruas de Amambai mostrar que a administração está atenta aos casos de violência contra crianças e adolescentes no município, e também que está sempre disponível para ajudar.

A data foi determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.

Diariamente crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violência nos ambientes por eles frequentados. Dessa forma, a família, a sociedade e o poder público, devem ser envolvidos na discussão e nas atividades propostas em relação à prevenção ao abuso e exploração sexual.

Além das caminhadas com flores, houve a tentativa de conscientização da população por meio de placas falando sobre os tipos de violência, abuso e exploração que são diariamente noticiadas, além de contatos disponíveis para atendimento. As flores utilizadas durante o evento e as faixas foram colocadas na rotatório da praça central Coronel Valêncio de Brum, para que durante os dias possam ser vistas e chamar a atenção dos munícipes ao assunto.

A Prefeitura de Amambai, através da SMAS e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realiza o atendimento de pessoas em situação de risco social ou que tiveram seus diretos violados e está de portas abertas para atender quaisquer casos que venham a ser denunciados.

Havendo alguma suspeita é possível fazer a denúncia por meio do canal Disque 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados. A denúncia pode ser feita também na Polícia Militar, pelo número 190, ou Polícia Rodoviária Federal, pelo 191. O sigilo é garantido, e as ligações podem ser feitas por aparelhos fixos ou móvel. Mais informações poderão ser obtidas no site www.facabonito.org.br.

Ação aconteceu na esquina da praça central Coronel Valêncio de Brum.