O atleta amambaiense Yuri Moreira Benites, de 16 anos, estudante da Escola Municipal Polo Indígena Mbo’eroy Guarani Kaiowá conquistou a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-20 2021 atingindo a marca de 61,52 metros, mais de dois metros do segundo colocado.
O evento aconteceu em Bragança Paulista (SP), entre os dias 21 e 23 de maio, no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), sem a presença de público por causa das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Ao todo, o torneio reuniu cerca de 650 atletas de 123 clubes, de 22 estados e do Distrito Federal, com normas adaptadas para o atendimento aos protocolos de enfrentamento à disseminação viral.
Este foi o primeiro Brasileiro Sub-20 de Yuri Benites. Com o desempenho no interior paulista, o jovem sul-mato-grossense assegurou a liderança do ranking nacional sub-20 e ficou a 1,22 metro de atingir o índice exigido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para ir direto aos Campeonatos Pan-Americanos de Atletismo da categoria, que acontecerá de 16 a 18 de julho deste ano, em Santiago, no Chile.
A delegação sul-mato-grossense, formada pela Federação Estadual de Atletismo (FAMS), teve o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). O grupo foi composto por 13 atletas de clubes de Amambai, Campo Grande, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas.
O diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, parabeniza a atuação dos atletas de Mato Grosso do Sul no Brasileiro Sub-20 e destaca a base escolar na formação esportiva. “Tenho a certeza de que todos deram o máximo de si na competição, honrando o nosso estado. Um parabéns especial à Bruna e ao Yuri, que são grandes revelações da atual geração do atletismo sul-mato-grossense. Os dois são frutos do desporto escolar, revelados por meio do programa de treinamento implantado pelo Governo do Estado nas instituições de ensino”.