quarta-feira, 3 de julho de 2024

Secretaria de Agropecuária distribui ramas de mandioca para o plantio em aldeia indígena

A Secretária de Agropecuária tem ampliado seu trabalho para além do convencional, identificando demandas das comunidades rurais, sejam Agrovilas, Assentamentos, Loteamentos e Aldeias Indígenas. O trabalho tem sido focado em estruturar e fortalecer os agricultores familiares que já estão produzindo e precisam ampliar sua produção.

Desde o inicio do ano de 2021, a SEAGRI tem feito acompanhamento in loco com a equipe para identificar as necessidades de cada comunidade, na aldeia Limão Verde onde residem aproximadamente 3 mil pessoas e foi dado prioridade no preparo de terra para plantação de milho e mandioca, na primeira etapa foram preparados 110 espaços de solo para essa plantações e identificado que seria necessário um incentivo para que essas famílias possam produzir.

No mês de Junho foi preparada uma força tarefa entre Prefeitura Municipal e lideranças indígenas para fomentar a produção de mandioca, o prefeito municipal Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, o vice-prefeito Rodrigo Selhorst e o secretário Municipal de Agropecuária Sérgio Felizardo em contato com o maior produtor de mandioca do município Michel Mesti da fazenda São Geraldo conquistaram mais de 130 m³ de ramas para distribuição na Aldeia. Foram 15 dias de trabalho no corte das ramas que foi feito com mão de obra da própria aldeia e organizada pela liderança indígena e será distribuída dentro da comunidade.

O Prefeito Dr. Bandeira tem estado muito sensível às demandas dessas comunidades mais carentes e tem cada vez mais apoiado e sem medir esforços tem dado rápida resposta para as necessidades identificadas nesses locais. A produção será gerida pela própria comunidade indígena e terá acompanhamento técnico da Secretaria Municipal de Agropecuária.