domingo, 7 de julho de 2024

SEMED e IFMS entregam certificados de alunos que concluíram o Básico I dos cursos de idiomas em Amambai

Essas foram as primeiras turmas certificadas pela parceria da Prefeitura de Amambai com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

02/04/2022 13h49 – Por: Bruna Corrêa/Secom

Na quinta-feira, 31 de março, aconteceu o ato de certificação da primeira turma de Língua Inglesa e Espanhol dos Cursos de Idiomas oferecidos pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul em parceria com a Prefeitura de Amambai na modalidade educação a distância.

Brunielly Fernandes de Lima, Nicoli da Silva Valençuela, Renan Ferreira Umar, Alanis Vieira Justo, Cleverson Ramos de Cardoso, Maiara Flores Moura, Maria Cristina Moreira, Marta Soares Ferreira, Natáli Stedile da Silva, Patricia Mancoelho dos Santos, Sara Lescano Dias, Thaiane Sales Brandão e Verônica Martins Moreira foram os estudantes que deram seu primeiro passo na busca pela capacidade e qualificação para o uso da língua em situações reais de comunicação.

O intuito dessa formação é preparar os estudantes tanto para o mercado de trabalho, oferecendo a possibilidade de ascensão profissional, quanto para experiências e vivências em outros países, tornando realizada a inclusão e letramento global da linguagem.

Segundo a tutora dos cursos de idiomas em Amambai, Wanderlea Catto, este é um momento histórico, pois é a primeira turma em Amambai a receber os diplomas. “Vocês enfrentaram barreiras e conquistaram o objetivo, estão de parabéns pela noção da importância em saber mais de um idioma, uma oportunidade que nem todos tiveram e que eu tenho orgulho de estar acompanhando”, disse ela.

O diretor-geral do campus Ponta Porã do IFMS, Izidro dos Santos de Lima Junior falou sobre o prazer de prestigiar essas turmas e relatou a importância do idioma Espanhol e do conhecimento de Inglês em todas as viagens que fez ao exterior. “Saber outra língua abre muitas portas, trabalhos e possibilidades, aproveitem esta oportunidade e tenham a vontade de continuar, o IFMS está aqui para todos vocês”, afirmou.

Roberto Racchtiune, secretário de Desenvolvimento Econômico, foi quem representou a administração municipal durante o evento. De acordo com ele, desde quando assumiu a pasta esteve junto à Secretaria Zita Centenaro e ao Prefeito estudando as possibilidades de qualificação profissional, de lá pra cá construímos essa parceria com o IFMS que vem acrescendo muito ao município. “Em nome do Dr. Bandeira parabenizamos e agradecemos a todos pelo empenho e dedicação e reafirmamos que tudo que a gestão puder fazer de políticas para a população, será feito, esperamos que esse seja o primeiro passo da vitória de vocês”, concluiu.

A programação aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e também foi prestigiado pelo diretor do Hospital Regional Paulo Catto, pelo chefe de gabinete da direção-geral do IFMS Jocinei Lopes Araújo, do coordenador da educação a distância Guilherme Cunha Princival e da professora do ensino básico, técnico e tecnológico Karla Adriana Gonçalves.

Alunos certificados no curso de nível Básico I da língua espanhola / Foto: Bruna Corrêa/SECOM