sexta-feira, 5 de julho de 2024

Prefeito de Amambai participa de festividades em alusão ao Dia do Índio

Acompanhado do vice-prefeito, Rodrigo Selhorst e do empresário, Christiano Bortolotto, Dr. Bandeira visitou duas aldeias do município e celebrou a data junto da comunidade.

20/04/2022 07h08 – Por: Patrícia Dapper / Secom

Foi celebrado durante essa terça-feira (19) em todo o Brasil o Dia do Índio, data que reforça a expressividade indígena, sua força e promove reflexões acerca das lutas e conquistas dos povos tradicionais. Em Amambai, o povo Guarani Kaiowá representa 1/3 de toda população e, por isso, essa data não poderia deixar de ser comemorada.

As comunidades das Aldeias Limão Verde e Amambai preparam uma programação extensa e repleta de atividades como jogos tradicionais, desfiles, bailes e é claro que o prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, não deixaria de prestigiar a programação. Ele, acompanhado do vice-prefeito, Rodrigo Selhorst e do empresário, Christiano Bortolotto, esteve junto da comunidade, festejando e deixando sua mensagem em alusão ao Dia do Índio.

Na Aldeia Amambai, além de desejar que o Dia do Índio seja repleto de respeito e conscientização, Dr. Bandeira postulou sobre os ataques criminosos dos quais as casas de rezas da comunidade têm sido vítimas. Segundo ele, a administração municipal acionou a Polícia Federal para que esses incêndios sejam investigados e os autores punidos.

“Não existe nada mais sagrado que a cultura e a religião de um povo e nós não vamos permitir que os rezadores tenham seus locais de reza incendiados, não nos daremos por vencidos!”, garantiu Dr. Bandeira.

Na Aldeia Limão Verde, o prefeito municipal falou da representatividade da comunidade indígena com a eleição dos vereadores Tato e Joanir e da capacidade do índio em ocupar qualquer cargo e espaço na sociedade. “A presença dos vereadores Joanir e Tato na nossa Casa de Leis mostra a capacidade da população indígena e por isso digo: vocês podem ocupar qualquer cargo e exercer qualquer função dentro da sociedade”, incentivou o prefeito.

Que nesta data e em todos os outros dias haja combate ao preconceito e reflexões sobre os povos indígenas, lembrando sempre que eles estão na cultura, na história e, principalmente, no sangue do Brasil.

Confira algumas fotos das comemorações do Dia do Índio em Amambai:

Prefeito Dr. Bandeira participou das festividades nas aldeias Amambai e Limão Verde / Foto: Secom

Foto: Secom