quarta-feira, 3 de julho de 2024

Indígena Ivanilda Moreira Nelson foi a vencedora da etapa amambaiense do 1º Desafio Estadual de Merendeiras

Merendeira há 4 anos, Ivanilda assina a receita “Sopinha de Mandioca com Frango”, eleita o melhor prato da fase municipal do desafio.

11/05/2022 13h48 – Por: Patrícia Dapper – Secom

Mandioca, abóbora, batata, cenoura e frango são alguns dos ingredientes compõem a “Sopinha de Mandioca com Frango”, prato vencedor do 1º Desafio Estadual de Merendeiras em Amambai. Assinado por Ivanilda Moreira Nelson, a receita tem ainda um toque de carinho e representatividade, o que deixa o quitute ainda mais especial.

Merendeira há 4 anos na escola municipal Guarani Kaiowá, na Aldeia Amambai, Ivanilda, que também é indígena, conta que a hora da merenda escolar é, em qualquer escola, um momento muito desejado pelos alunos, mas que para a para a comunidade indígena, é ainda mais importante. “Muitos de nossos alunos têm a merenda como única refeição do dia e, às vezes, quando brincamos com eles que não haverá lanche, alguns até choram”, disse a merendeira com lágrimas nos olhos.

Ao ser anunciada como vencedora da etapa em Amambai e receber das mãos do chefe de cozinha, Marcílio Galeano, o uniforme que vai usar na etapa estadual do desafio, Ivanilda não conseguiu conter suas lágrimas, emocionando também todos que estavam assistindo.

“Fiquei muito feliz por ter meu prato escolhido para representar Amambai e a minha comunidade (…) Com certeza vou dar o meu melhor e fazer esse prato com todo carinho”, disse a merendeira.

Agora, Ivanilda vai para a próxima fase do Desafio, que acontece no mês de junho em Campo Grande, onde irá competir com merendeiras de outros 20 municípios.

1º Desafio Estadual das Merendeiras

A competição, que envolve 21 municípios, é promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em parceria com as Prefeituras Municipais por meio do programa Cidade Empreendedora com o objetivo de valorizar as merendeiras que preparam refeições nas escolas municipais, além de incentivar os produtores rurais local. Dessa forma, as merendeiras tiveram que produzir um prato sem alimentos ultraprocessados e utilizando carne de frango ou bovina, contando com três itens da agricultura familiar do município.

Ivanilda é merendeira há quatro anos. / Foto: Kadyma Freitas - Secom

Agora, Ivanilda vai para a próxima fase do Desafio, que acontece no mês de junho em Campo Grande. Foto: Kadyma Freitas - Secom