17 C
Amambai
quarta-feira, 3 de julho de 2024

Hoje é celebrado o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher

- Publicidade -

Ainda neste sábado (28) comemora-se o Dia Nacional da Redução da Morte Materna. Ambas as datas reforçam a importância da conscientização da sociedade sobre os diversos problemas de saúde da mulher.

28/05/2022 08h30 – Por: Secom

Câncer de mama, endometriose, infecção urinária, câncer no colo do útero, fibromialgia, depressão e obesidade estão entre as principais doenças que afetam as mulheres e, para chamar atenção da sociedade para esses problemas, é celebrado neste sábado (28) o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e também o Dia Nacional da Redução da Morte Materna.

A primeira data surgiu em 1984 na Holanda, quando aconteceu o IV Encontro Internacional Mulher e Saúde, durante o Tribunal Internacional de Denúncia e Violação dos Direitos Reprodutivos, ocasião em que a morte materna apareceu com toda a sua magnitude.

No Brasil, 28 de maio foi declarado pelo Ministério da Saúde como Dia Nacional da Redução da Mortalidade Materna, focando na necessidade de melhorar os serviços de atenção ao pré-natal e ao parto, bem como a capacitação dos profissionais de saúde para este atendimento.

Para a gestora da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, a advogada Priscila Judice Lemes, essa são datas emblemáticas e que refletem a importância dessa pauta no âmbito da saúde da mulher e da luta pela garantia de direitos fundamentais.

“A luta por dignidade e respeito é árdua, mas não desistiremos! Vamos continuar realizando campanhas de conscientização até que em algum momento não precisemos mais lutar e a partir de então, termos a efetiva observância da proteção de todas as formas de saúde da mulher”, garantiu a gestora.

Foto: Secom

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -