24.1 C
Amambai
sábado, 23 de novembro de 2024

Com aumento dos casos de Dengue no começo do ano, Secretaria de Saúde inicia ações e pede ajuda da população

- Publicidade -

Após menos de duas semanas do início de 2024, a Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já registrou 25 notificações de Dengue e 25 notificações de Chikungunya vindas da população do município.

Destes casos, três pacientes foram confirmados com a doença transmitida pelo Aedes Aegypti, um número alarmante para tão poucos dias, que fez com que a administração municipal iniciasse as medidas de contenção.

Na última sexta-feira, 12 de janeiro, o Controle de Vetores, em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde, esteve visitando as casas e realizando bloqueio com aplicação de inseticida onde houve mais incidência de notificações, nos arredores das Vilas Mangay, Nhú-Vera, Alcindo Franco Machado e Indiana.

Porém, segundo a secretária de Saúde, Dirlene Zanetti, apenas o trabalho do poder público não será suficiente para vencer esta guerra. “Não vamos conseguir sozinhos, estamos trabalhando há anos promovendo ações, palestras, visitas e mesmo assim nos deparamos diariamente com ambientes domiciliares repletos de criadouros do mosquito”, afirmou.

Com aumento dos casos de Dengue no começo do ano, Secretaria de Saúde inicia ações e pede ajuda da população
Descarte que poderia ser levado pela coleta despejado no meio da rua / Foto: Bruna Corrêa/SECOM

De acordo com Dirlene, falta responsabilidade e consciência de grande parte da população para este dilema da saúde pública, sendo preciso ter amor e dever com o próximo. “Não conseguimos avançar, pois sempre que realizamos a limpeza de um local, o anterior já está novamente poluído. A saúde pública é uma responsabilidade de todos, se você não limpa o seu quintal, está levando doenças para a sua comunidade”, disse ela.

Quando questionada sobre a vacina, Dirlene explica que ainda não houve uma manifestação do Ministério da Saúde com a previsão para aplicação nos municípios de Mato Grosso do Sul, mas ressalta que a vacina não será o fim para a Dengue. “A vacina não trará a garantia de que não haverá mais proliferação da doença, ela apenas amenizará os sintomas, independente dela, continuaremos precisando do cuidado de cada um, precisaremos da união de todos pelo mesmo objetivo”, concluiu.

Por fim, a Secretária pede encarecidamente que a população se conscientize sobre a importância da limpeza do quintal de cada lar e de terrenos particulares que se encontram baldios. Cabe ressaltar que, apresentando sintomas é necessário procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima.

Fonte: Bruna Corrêa/SECOM

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -