A Clínica Municipal de Fisioterapia recebeu nesta semana da Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), novos aparelhos e mobiliários para o atendimento à população do município. A Secretária responsável pela pasta, Dirlene Zanetti esteve no local para averiguar a qualidade dos equipamentos.
Segundo ela, foram adquiridos dois aparelhos de Ultrassom, quatro aparelhos de Neuroestimulação Elétrica Transcutânea (TENS) e Eletroestimulação Funcional (FES), dois aparelhos de Laser, quatro equipamentos de Infravermelho, um mocho regulável e uma escada auxiliar no valor de R$ 16.737,00.
“Com os novos itens adquiridos com recursos próprios da administração municipal, a equipe da Clínica de Fisioterapia poderá oferecer um atendimento ainda melhor aos nossos munícipes com um tratamento satisfatório para auxiliá-los em seus tratamentos de saúde”, afirmou.
Sobre os equipamentos
Por ter caráter anti-inflamatória e de analgesia, os aparelhos de Ultrassom serão utilizados em problemas com artralgias, anquilose, artroses, bursites, cervicobraquialgia, ciatalgia, lesões musculares, fibroses, edemas e tendinites.
Já os aparelhos TENS/FES são utilizados para alívio da dor em processos crônicos ou agudos como dores derivadas de artrite, lombar, nevralgia, dor cervical, ciática, entorses luxações e dores pós-operatórias, além disso farão o fortalecimento e reeducação muscular para redução de espasmos, de edemas e recuperação dos músculos.
Os aparelhos lasers funcionam com uma radiação eletromagnética não ionizante que tem poder de penetração superficial e profunda, sendo utilizados para o processo de cicatrização, redução de inflamações, entre outros.
E por fim o infravermelho, luz usada na fisioterapia para promover o aumento da temperatura de forma superficial, promovendo a vasodilatação e aumento da circulação, favorecendo o alívio de dor, aumento da mobilidade das articulações e muito mais.
A Clínica
A Clínica Municipal de Fisioterapia possui um ambiente acessível e agradável com moderna aparelhagem e profissionais capacitados. São realizados mensalmente cerca de 600 sessões em pacientes com transtornos respiratórios, pré e pós-cirurgia e que possuem alterações motoras, além de auriculoterapia e atividade física em grupo.
Fazem parte da equipe a recepcionista Silvania Maria Espinosa, a servidora de serviços gerais Cristiane Gomes Nunes, o educador físico Mateus Luiz Teixeira e os fisioterapeutas Carlos Guanho, Amanda Correa de Moraes, Theiza Meilsmidth Leal, Renata Miranda Meira e Simone Winckler Silveira.
Fonte: Bruna Corrêa/SECOM