terça-feira, 2 de julho de 2024

Prefeitura de Amambai inicia Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite

A Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove até 14 de junho a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. A ação é direcionada para crianças menores de 5 anos,

O objetivo da campanha, idealizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, com o apoio do Governo do Estado, é reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil e empreender esforços para a erradicação da poliomielite.

Crianças de 1 ano de idade deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário (três doses da vacina inativada poliomielite — VIP) e as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a vacina oral poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido o esquema primário com VIP.

Pais e responsáveis são convidados pela Secretaria de Saúde para imunizar seus filhos levando-os a Unidade Básica de Saúde que atende a família no município, portando a caderneta de vacinação da criança em mãos, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h ou das 13h às 17h.

Com o intuito de alcançar ainda mais crianças, o dia “D” de imunização será realizado no próximo sábado, dia 8 de junho, das 7h às 11h e das 13h às 17h, em todas as unidades do município.

A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. Para tanto, essa estratégia de vacinação é fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil.

Fonte: Bruna Corrêa/SECOM