terça-feira, 2 de julho de 2024

Lançamento do PAA Indígena em Amambai: Um marco para as aldeias

Na última quinta-feira, dia 13 de junho, a Aldeia Amambai foi palco de um evento histórico: o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena. Esta iniciativa representa um avanço significativo para a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável das comunidades indígenas locais. O evento, realizado no barracão do parque indígena, contou com a presença de autoridades e líderes comunitários, consolidando o compromisso com o fortalecimento da produção agrícola indígena e a solidariedade.

Marcaram presença no evento o Prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira; os vereadores Tato Souza e Janete Córdoba; o Secretário Executivo de Agricultura Familiar dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais da SEMADESC, Humberto de Melo Pereira; o Coordenador de Povos Originários e Comunidades Tradicionais, Dionedson Terena; a Coordenadora de Compras Institucionais da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais, Carlinda Resende; o Coordenador Regional da Funai, Tonico Benites; o Secretário de Assuntos Indígenas de Amambai, Zenaldo Moreira; a Secretária de Assistência Social, Losane Cardinal; e o Capitão da Aldeia Amambai, Arcênio Vasques.

Durante o evento, o Capitão da Aldeia Amambai, Arcênio Vasques, expressou sua gratidão: “Estamos sempre aqui para ajudar e queremos a ajuda de vocês. Agradecemos por tudo o que vem para nós. É uma alegria ver essa união e colaboração.” Humberto de Melo Pereira ressaltou a importância do programa e o compromisso contínuo com a comunidade indígena: “É uma alegria estar novamente na Aldeia Amambai. Sob a orientação do governo federal e do nosso governador, temos trabalhado incessantemente para apoiar a população indígena. Com esse programa, estamos construindo uma nova forma de atendimento, executando o maior programa para indígenas do país. Estamos destinando recursos para quem mais precisa, promovendo a inclusão e o desenvolvimento.”

O Prefeito Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira destacou a dedicação dos indígenas quando recebem oportunidades. “Vejam a grande adesão aqui em Amambai, com 53 projetos aprovados. Amambai é referência em políticas públicas para comunidades indígenas.”

Zenaldo Moreira, Secretário de Assuntos Indígenas, emocionou-se ao falar sobre a realização de um sonho. “É emocionante ver o fruto de um sonho realizado. Como morador da aldeia e secretário, é um prazer participar deste momento. Plantamos uma semente há muito tempo, através de conferências e demandas das lideranças. Hoje, vemos mais de R$ 500 mil destinados a Amambai, incentivando nossos agricultores e promovendo o desenvolvimento local.”

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena

O PAA Indígena é uma iniciativa inovadora que visa incentivar a produção agrícola nas aldeias indígenas e garantir que esses alimentos cheguem às populações em situação de vulnerabilidade. Em Amambai, o programa já demonstra grande sucesso, com a inscrição de 93 agricultores, dos quais 53 foram aprovados para participar.

Os alimentos produzidos incluem mandioca, frango, frutas e diversas hortaliças, promovendo não apenas a segurança alimentar, mas também fortalecendo a identidade cultural e a auto-suficiência das comunidades indígenas. Parcerias com instituições locais, como a Secretaria de Assuntos Indígenas de Amambai, têm sido essenciais para o sucesso do programa, fornecendo apoio técnico e logístico aos produtores.

Impactos econômicos e sociais

Além dos benefícios sociais, o PAA Indígena tem gerado impactos econômicos significativos, proporcionando uma fonte de renda para os produtores e fortalecendo a economia local. Este ciclo virtuoso de produção e consumo local contribui para o desenvolvimento sustentável da região.

Lançamento

Durante o evento, foi realizada a primeira distribuição dos alimentos adquiridos pelo programa, marcando um importante passo na implementação desta iniciativa. Amambai destaca-se em nível estadual pela grande adesão ao programa, demonstrando o potencial e a dedicação dos produtores indígenas locais.

O PAA Indígena representa um avanço significativo na promoção da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável em Amambai, servindo como modelo a ser seguido por outras regiões.

Fonte: Secom