21.4 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Com Semana Nacional do Trânsito, DETRAT busca conscientizar população por um trânsito seguro

- Publicidade -

23/09/2021 07h24 – Por: DETRAT

A Semana Nacional do Trânsito acontece todos os anos em território nacional entre os dias 18 a 25 de Setembro, sendo que, no dia 25 é comemorado o dia do trânsito, em homenagem à criação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), regulamentado em 23 de setembro de 1997.

Essa comemoração faz parte do calendário escolar e é de suma importância para a conscientização da população em relação ao trânsito, devido o aumento de veículos entre outros meios de transporte e o número crescente de acidentes em todas as cidades brasileiras.

A educação no trânsito deve começar cedo. Tem-se uma falsa ideia de que o indivíduo só precisa se preocupar com esse aprendizado apenas quando estiver em tempo de “tirar a sua carteira de motorista (CNH)”. Na verdade, as aulas teóricas e práticas acontecem em um curto período de tempo, fazendo com que, o cidadão tenha que decorar muitas leis e placas que podem ser esquecidas rapidamente. Sendo assim, o objetivo principal da Semana Nacional do Trânsito é trazer à consciência da população, que cada um é responsável pela segurança de todos e que é necessário uma mudança de atitude dos cidadãos, adotando-se um comportamento novo o qual valorize as vidas e, assim, seja possível reduzir o elevado número de lesões e mortes causadas pelos acidentes.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), em seu artigo 1º, inciso 1º. “considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga”.

Dessa forma, toda circulação de pessoas, animais e/ou veículos nas vias públicas e privadas com objetivo de deslocar de um espaço para outro é considerada trânsito.

Ao longo dos anos, todas as campanhas trazem consigo uma frase que marca o ideal a ser reforçado na conscientização. Nesse ano de 2021, a frase usada pelos órgãos de trânsito nas campanhas educacionais é “No trânsito Sua Responsabilidade Salva Vidas”, visando chamar a atenção dos indivíduos a assumirem a responsabilidade de se proteger e proteger ao outro. O trânsito é composto por cidadãos e todos possuem um papel fundamental na disseminação e implantação da cultura de segurança no mesmo.

Com Semana Nacional do Trânsito, DETRAT busca conscientizar população por um trânsito seguro

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -