20.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Faça suas férias valerem a pena: dirija com responsabilidade e torne o trânsito mais seguro

- Publicidade -

17/12/2021 16h14 – Por: NEIVA MELLO Coordenadora de Educação para o Trânsito

O fim de ano chegou e com ele, o problema que se repete ano após ano: estradas congestionadas com filas intermináveis, motoristas apressados e muita imprudência. Isso tudo pode trazer resultados incômodos e até acidentes fatais.

Sendo assim, dobrar a atenção e o cuidado nessa época, nunca é demais. Acidentes são comuns, mas existem algumas medidas importantes que podem ser tomadas para evita-los. Entre elas destacamos algumas. Confira!

Atenção com o seu veículo. Longos trajetos, falta de revisão, calor intenso e estradas esburacadas, podem danificar o carro, causar falhas mecânicas e até acidentes. Portanto, manutenção em dia, principalmente antes de pegar a estrada, é indispensável.

Respeite a sinalização, regras e leis de trânsito. O respeito às regras, leis e sinalizações é fundamental e sensato, além de ser essencial para um trânsito mais seguro e justo, onde há respeito mútuo, buscando uma convivência pacífica e harmoniosa.

Direção defensiva sempre. A esse tipo de direção nada mais é do que a adoção de algumas precauções por parte de quem está conduzindo um veículo. É uma forma de conduzir que permite ao motorista reconhecer, de forma antecipada, possíveis situações de perigo.

Talvez, enquanto condutor, não tenha ouvido esse termo, mas sabe que os cuidados no trânsito são indispensáveis e que todas as formas de garantir a segurança do próximo e a sua, são essenciais.

Cuidado! Não dirija com sono ou alcoolizado. O sono, assim como o álcool, gera falta de agilidade, dificuldade em manter os olhos abertos, perda de memória em curto prazo, pensamentos vagos e desconexos, diminui os sentidos e retarda a reação.

Um motorista sonolento ou sob efeito de álcool, tem dificuldade em se manter em uma mesma faixa, não se atem as sinalizações, aos trajetos e condições adversas, além de perder a noção de velocidade.

Se cada condutor fizer a sua parte, irá certamente tornar o trânsito mais seguro!

Quanto mais segurança, melhor para todos. Diminuem sustos, acidentes e custos à saúde pública. Faça a sua parte respeitando ao próximo e sendo responsável com as suas próprias ações.

Faça suas férias valerem a pena: dirija com responsabilidade e torne o trânsito mais seguro

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -