sexta-feira, 26 de abril de 2024

Detrat desenvolve projeto de educação para o trânsito no município de Amambai

Público-alvo das ações são, além de alunos das escolas das redes municipal, estadual e privada de Amambai, os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres que formam o trânsito amambaiense.

08/03/2022 15h12 – Por: Secom

O trânsito brasileiro é o quarto mais violento do continente americano, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a violência que perpassa nas vias brasileiras já é considerada uma questão de saúde pública.

Quando acontece um acidente, as consequências não ficam restritas apenas aos ocupantes dos veículos envolvidos, alcançam também toda a sociedade, já que esses acidentes são responsáveis por grande parte dos pacientes atendidos nas emergências, internados ou em tratamento de reabilitação nos hospitais em todo o país.

Para combater esse problema, a Prefeitura de Amambai, por meio do Departamento de Trânsito e Transportes (Detrat), vai desenvolver ao longo de todo o ano, um projeto de educação para o trânsito no âmbito do município com intuito de levar, não só a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, mas também a alunos das redes municipal, estadual e privada de ensino, a conscientização para a construção de um trânsito mais seguro, tranquilo e gentil.

De acordo com a coordenadora de Educação para o Trânsito no município, Neiva Mello, as ações no decorrer do ano serão divididas por períodos. Neste primeiro momento, que é o de volta às aulas, o foco das ações é envolver os estudantes.

“Nosso objetivo principal é proporcionar às crianças um processo de aprendizagem e dar a elas a oportunidade de desenvolver a consciência da cidadania e da ética de forma que as capacite na construção, durante o processo educativo, comportamentos e hábitos seguros relacionados ao trânsito”, comentou.

Para isso, o Detrat está desenvolvendo campanhas de cunho pedagógico com vídeos, faixas e cartazes que vão até as escolas para gerar reflexão e mudança de comportamento partindo das crianças até chegar aos adultos.

Junto projeto de educação para o trânsito desenvolvido no âmbito municipal, o Detrat vai trabalhar também a campanha “Juntos Salvamos Vidas”, do Conselho Nacional de Trânsito. De caráter educativo, a iniciativa é parte da estratégia formulada pelo Governo Federal para reduzir em 50% o total de mortes de trânsito no país nos próximos 10 anos.

Foto: Secom