sexta-feira, 19 de abril de 2024

Lançado programa de qualificação profissional da Prefeitura de Amambai em parceria com o SENAI

Evento integrou a programação de aniversário do município e aconteceu na manhã desta terça-feira (20) na sala de reuniões da Prefeitura de Amambai.

20/09/2022 16h06 – Por: Patrícia Dapper / Decom

Amambai é uma terra de oportunidades e, como prova disso, a Prefeitura de Amambai por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDES), tem investido muito na qualificação profissional da população.

Na manhã desta terça-feira (20) foi lançado o Programa de Qualificação Profissional do município em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que contempla a oferta de 225 vagas para capacitações em 8 cursos.

Três deles já abrem inscrições já nos próximos dias, são para: Pedreiro de Alvenaria; NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade e Fundamentos de Marketing Estratégico.

Além desses, nos próximos meses ainda haverão cursos de: Transformação Digital; Gestão em Logística; Eletricidade Básica; Torneiro Mecânico; e Planilhas Eletrônicas Básicas. Esse é apenas um dos programas que buscam gerar capacitação para o mercado de trabalho amambaiense que já aconteceram ou acontecerão no município.

Para se ter uma ideia, só nos primeiros seis meses de 2022, mais de 100 vagas em cursos foram oferecidas por meio de parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e Instituto Federal da Grande Dourados (IFMS).

Entre esses cursos estava o de Manutenção de Tratores Agrícolas, Vendas e Operador de Computador, Atendimento e Encantamento para garçons de bares e restaurantes e também de Desossa, cujos alguns participantes foram certificados durante o lançamento do novo programa.

Para o vice-prefeito, Rodrigo Selhorst, Amambai vive este momento de pleno desenvolvimento porque a administração inovou e teve o olhar sensível não só para os grandes empreendedores, mas também para o médio e para o pequeno, que também são peças fundamentais para a expansão comercial de um município.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Roberto Racchtiune, em sua fala, salientou a importância da capacitação na vida das pessoas. “Precisamos qualificar a nossa gente para que elas tenham a chance de ter um emprego melhor, um salário melhor e, não só isso, para que os nossos empresários também tenham mão de obra qualificada para assim, oportunizar um crescimento ainda maior para o nosso município”, disse.

Além do vice-prefeito, marcaram presença no lançamento as vereadoras Cida Farias, Ligia Borges, Rosa Linda e Anílson Prego, assim como a diretora da Casa do Trabalhador, Solange Mariano e os representantes do SENAC e do SENAI, João Saldivar, Lucélia Castro, Marco Aurélio Martinez Elias e Victor Bezágio, respectivamente.

O prefeito, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, não pôde acompanhar a reunião, mas tão logo esteve livre de seu compromisso anterior, assinou o termo de cooperação com o SENAI para a realização dos cursos no município.

Lançamento do pacote de cursos aconteceu na manhã desta terça-feira (20) / Secom