terça-feira, 23 de abril de 2024

Estradas vicinais de Amambai passam por intensos trabalhos de manutenção e recuperação

As fortes chuvas que caíram no município nas últimas três semanas danificaram a malha viária de forma significativa e, por isso, a Secretaria de Infraestrutura intensificou os trabalhos de recuperação e manutenção permanente.

Desde o início de outubro, Amambai tem vivenciado um dos períodos mais chuvosos dos últimos anos. De acordo com um levantamento pluviométrico feito pela Coopersa, a cidade acumula em média 300 milímetros de precipitação desde o dia 1º.

Com isso, a malha viária do município foi seriamente comprometida e, em razão disso, a Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA), intensificou os trabalhos de manutenção e recuperação das estradas rurais.

De acordo com o secretário responsável pela SEIFRA, Carli Schier, uma das principais dificuldades enfrentadas pelas equipes da secretária durante esse processo de manutenção permanente foi o fato de que a chuva não ter dado trégua, impossibilitando o prosseguimento da recuperação. “Quando abre tempo bom, a gente realiza o trabalho, aí vem a chuva e o serviço se perde”, explicou Carli. Um exemplo disso é a Estrada Esperança, onde as obras de manutenção estavam já na fase final, mas que precisarão ser refeitas em razão das fortes chuvas.

A previsão é de que nos próximos dias, cujo prenúncio é de sol, as equipes da SEINFRA priorizem as estradas que percorrem os ônibus escolares e, na medida do possível, as demais estadas, como os assentamentos e regiões de propriedades rurais, por exemplo que ainda estão no plantio da soja, necessitando de acesso à maquinários e insumos.

Carli destaca que a recuperação de estradas é para todos, estradas rurais, assentamentos e aldeias, mas ressalta que a prioridade no momento é atender as estradas de circulação do transporte escolar.

Fonte: Patrícia Dapper/Secom