quinta-feira, 25 de abril de 2024

Utilidade Pública: Saiba como tirar carteira para idosos e PCD para utilizar vagas de estacionamento regulamentadas

Mais de 300 pessoas em Amambai utilizam as vagas de estacionamento destinadas a idosos e pessoas com deficiência. Para poder usufruir da reserva de vagas para estacionar é necessário portar a carteirinha que comprova o direito, que é emitida pela Prefeitura de Amambai de forma gratuita, por meio do Detrat (Departamento de Trânsito e Transporte de Amambai), da Secretaria Municipal da Cidade.

De acordo com o diretor do Detrat, Gile Hesse, o processo é simples. Os idosos que possuem 60 anos devem dirigir-se ao Detrat com o comprovante de residência e documentos pessoais para encaminhar a carteirinha. Para as pessoas com deficiência é solicitado, além dos documentos pessoais e o comprovante de residência, o laudo médico que consta a classificação da doença e os problemas relacionados à saúde.

Quem sofreu um acidente e está com a mobilidade limitada também tem direito a utilizar a carteira. “É necessário levar o laudo médico e a carteirinha é confeccionada com o prazo de validade, conforme o laudo”, explica o diretor.

O Detrat alerta que a carteira original deve estar visível no painel do veículo para ter direito a estacionar na vaga destinada aos idosos e PCD,s. “É necessária a utilização da carteira original, não pode ser cópia”, ressalta.

O horário de funcionamento do departamento, que fica localizado na Rua Marechal Deodoro, 711, centro, é das 07h às 13h.

Estacionar em vagas reservadas aos idosos ou às pessoas com deficiência, sem credencial que comprove tal condição, é uma infração gravíssima (7 pontos na CNH), com multa e remoção do veículo, conforme o CTB.

Fonte: Raquel Fernandes/ Secom