quinta-feira, 18 de abril de 2024

16º Subgrupamento de Bombeiros completa 16 anos em Amambai

A sexta-feira, dia 16, foi especial para os militares do 16º Subgrupamento de Bombeiros Militar de Amambai. São 16 anos de história e atuação em Amambai e região.

A corporação que hoje conta com 26 bombeiros, iniciou em 2006 com apenas cinco integrantes: Comandante Capitão Denny, Sargento Wilson, Sargento Mário e Soldados Ariney e Agrinaldo.

Estiveram presentes o Comandante de Bombeiros do Interior, Coronel Denny Augusto Ferreira Cavalcanti, o Comandante do 16º SGBM, Capitão Carlos Ernesto Leite de Moraes, o Prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, os secretários municipais de Saúde, Dirlene Zanetti, de Infraestrutura, Carli Schier, o presidente da Câmara, vereador Valter Brito, as vereadoras Cida Farias e Janete Córdoba, representantes da Polícia Militar, 17º RC Mec, amigos e familiares da Corporação.

O Prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo relembrou o início do serviço de salvamento com a extinta SAVE e enfatizou que é um orgulho ver o excelente trabalho prestado pela corporação atualmente. “Tenho certeza que pelo coração de vocês, por todo esse trabalho e todo esse legado que vocês trouxeram para Amambai e com o benefício que veio com a implantação do Corpo de Bombeiros, esta corporação continuará nos ajudando e tendo esse comprometimento com a nossa população. Me sinto muito satisfeito e honrado de poder participar desta solenidade e fazer o uso da palavra. Parabéns a todos e muito obrigado”, declarou o prefeito durante a solenidade.

O comandante do 16º SGBM, Capitão Carlos, parabenizou a corporação e falou sobre os diferenciais da tropa, que atualmente é responsável pelo atendimento nos municípios de Amambai, Coronel Sapucaia, Sete Quedas, Paranhos e Tacuru.

“Como comandante, tenho a consciência de que os resultados só puderam ser alcançados, porque há em nossa unidade, algo especial: nosso comprometimento com o coletivo. É esse sentimento, presente em cada bombeiro militar desta unidade, que faz com que as metas sejam superadas, os desafios sejam superados e, sobretudo que a missão sempre seja cumprida. Sem sombra de dúvidas, o que o 16º Subgrupamento de Bombeiros Militar tem de melhor é a sua tropa. Cada bombeiro coloca à disposição da corporação e da sociedade sul-mato-grossense o seu melhor todos os dias, nas mais diversas missões. Seja nos incêndios, nos alagamentos, nos acidentes de trânsito, nas emergências clínicas, nos salvamentos de animais, cortes de árvores, nos salvamentos em altura/terreste, afogamentos, prevenções e até palestras. Seja onde for, quando for e como for, sempre estará ali um bombeiro militar comprometido, que se arrisca para cumprir o nosso lema “Vidas Alheias e Riquezas Salvar”, declarou o comandante.

O Comandante de Bombeiros do Interior, Coronel Denny, foi o primeiro comandante dos bombeiros de Amambai e em seu discurso demonstrou o carinho que possui pela história da corporação local. O Coronel assumiu em dezembro de 2006 e deixou a unidade em maio de 2010.

“É um prazer imenso retornar aqui em Amambai. Em 2006 iniciamos um sonho e sabemos que nunca devemos parar de sonhar. O livro “Mentes Brilhantes” de Augusto Cury diz: “Os sonhos não determinam o lugar onde vocês vão chegar, mas produzem a força necessária para tirá-los do lugar em que vocês estão.” Continue sonhando 16º SGBM, tornando esse Subgrupamento cada vez mais pujante, vibrante e operacional. A cidade de Amambai e região confia na nossa capacidade de trazer a solução e conforto quando se está na situação mais difícil e o nosso lema já diz: Nós Somos por você”.

Durante a solenidade, os primeiros integrantes também foram homenageados pela corporação. Atualmente o sargento Wilson é Sub Tenente, e os soldados Ariney e Agrinaldo são Sargentos.

Fonte: Raquel Fernandes/Secom

Fotos: Patrícia Dapper/Secom