14.9 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Carnês do IPTU de Amambai começam a ser entregues em março; Primeiro vencimento fica para dia 10 de abril

- Publicidade -

O Posto de Atendimento ao Contribuinte (PAC) informa a população de Amambai que os carnês do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) começam a ser distribuídos em março deste ano. Os contribuintes têm até o dia 10 de abril para pagar o valor à vista ou parcelado com desconto.

Os proprietários de imóveis edificados, que pagarem até a data, terão garantidos 25% de desconto. Os que optarem pelo pagamento parcelado, terão desconto de 20%. O valor total pode ser parcelado em até 8x.

Já os proprietários de terrenos sem edificações terão 12,5% de desconto no pagamento à vista até o dia 10 de abril e desconto de 7,5% no pagamento parcelado.

O pagamento do IPTU é uma obrigação dos proprietários de imóveis e é fundamental para o desenvolvimento do município de Amambai. O Imposto é uma importante fonte de receita para os cofres públicos, permitindo que o município invista em serviços básicos como saúde, educação, infraestrutura e segurança. Os contribuintes que pagam em dia o IPTU também concorrem ao sorteio de 10 smart TVS e 5 motos novas.

Anualmente o imposto passa por reajustes em todo o País. Em Amambai, neste ano, em relação ao ano de 2022, o reajuste foi de 5,9% utilizando como referência o IPCA- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo.

O IPCA é uma medida oficial de inflação no Brasil e é calculado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ele leva em consideração a variação dos preços de um conjunto de bens e serviços consumidos pela população brasileira.

Como é calculado o valor do imposto

O IPTU é calculado com base no valor venal do imóvel, que é uma estimativa do seu valor de mercado. O valor venal é estabelecido pelo poder público local e pode levar em consideração fatores como localização, tamanho, condições de construção, entre outros.

A partir do valor venal, é aplicada uma alíquota, que é uma porcentagem estabelecida pelo município. A alíquota pode variar de acordo com o tipo de imóvel e a sua finalidade (residencial, comercial, industrial, entre outros). Por fim, para se chegar ao valor do IPTU, basta multiplicar o valor venal do imóvel pela alíquota estabelecida.

Informações sobre o cálculo do imposto em Amambai podem ser obtidas no Posto de Atendimento ao Contribuinte, localizado na Rua Sete de Setembro. O telefone para contato é o 3481- 4533 e o horário de atendimento e das 07h às 17h.

Fonte: Raquel Fernandes/Secom

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -