quarta-feira, 17 de abril de 2024

Prefeitura de Amambai começa a oferecer exames gratuitos de ultrassonografia nesta quarta

Conquista da saúde do município! A partir desta quarta-feira, 8 de março, os exames de ultrassonografia requisitados a pacientes do município atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) serão realizados no Posto de Saúde Central por meio de agendamento.

Mais uma meta da gestão do prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira cumprida pelo trabalho da Secretaria de Saúde, gerida pela secretária Dirlene Zanetti, que conquistou os dois aparelhos de ultrassonografia e agora poderá oferecer o atendimento à população.

O primeiro aparelho foi adquirido no ano de 2020. Com a sobra do Fundo de Reserva de Emenda Parlamentar, o secretário de Estado de Saúde anterior, Geraldo Resende, designou que os municípios elencassem três equipamentos necessários pela saúde. Segundo Dirlene, no cadastro foram adicionados além do ultrassom, um Raio X Digital e um Arco Cirúrgico, que também já foram conquistados pela administração.

Já o outro aparelho foi conquistado no ano de 2022 por meio do Programa Bem-Nascer do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, com foco em oferecer as gestantes um pré-natal de qualidade. “Profissionais médicos e enfermeiros foram até Campo Grande participar de um curso de capacitação para uso do equipamento e estão preparados para atender a nossa população”, disse a Secretária.

Entre os exames de ultrassom que serão realizados estão: abdômen superior e inferior, abdômen total, aparelho urinário/rins e vias urinárias, fígado e vias biliares, mamas, músculo esquelético (articulações), parede abdominal, pélvica, tireoide, bolsa escrotal, obstétrica sem Doppler, partes moles, obstétrica com Doppler e vascular.

Os agendamentos serão realizados apenas após encaminhamento designado por profissionais da saúde das unidades básicas do município. “Assim que o paciente tiver seu encaminhamento em mãos deverá procurar a Regulação na Secretaria Municipal de Saúde e marcar seu exame”, afirmou.

Segundo Dirlene, as ultrassonografias até o momento eram realizadas em outras cidades ou em caso de urgência e emergência em uma clínica do município que possui convênio com a Prefeitura de Amambai. “Agora estaremos oferecendo este atendimento de média e alta complexidade gratuitamente para nossa população sem a necessidade de encaminhar pacientes, uma realidade diferente, um sonho realizado”, concluiu.

Fonte: Bruna Corrêa/SECOM