sexta-feira, 29 de março de 2024

Prefeitura de Amambai e Sebrae-MS discutem continuidade do projeto Recicla Verdinho nas escolas municipais durante 2023

A Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou uma reunião com o Sebrae-MS, para falar sobre o sucesso do projeto Recicla Verdinho no município de Amambai e discutir formas para dar continuidade aos trabalhos durante o ano letivo de 2023.

Participaram da reunião o gerente da agência do Sicredi em Amambai, Hans Donner Braganholo, consultor do SEBRAE-MS, Fábio Schroeder, representantes da Coopercicla, diretoras das escolas municipais, Secretários Municipais de Educação, Zita Centenaro, de Agricultura, Jota Roberto, coordenadora do Coletivo Educador Municipal pela Secretaria de Meio Ambiente, Marta Soares, policial militar ambiental, Mariana Ostemberg, além de colaboradores das instituições presentes.

Durante a reunião foi feito um balanço do projeto Recicla Verdinho que, de junho a dezembro de 2022, coletou 25.178 materiais recicláveis e distribuiu 2.518 verdinhos.

O Recicla Verdinho é um projeto que foi iniciado em Amambai por meio do programa Cidade Empreendedora. Os profissionais da educação, que estiveram envolvidos no projeto em 2022, contam que ficaram maravilhados com os efeitos positivos das atividades. Os estudantes demonstraram grande interesse em fazer parte do projeto e realizar as atividades propostas e desde que as aulas iniciaram já estão interessados em saber se haverá continuidade do projeto.

A reunião foi realizada no início desta semana, dia 6, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

Recicla Verdinho

O programa está alicerçado na criação de uma moeda social (verdinho), que é trocada por materiais recicláveis coletados pelos alunos do 4º e 5º anos da rede pública municipal de ensino participante. Esta moeda é utilizada na aquisição de produtos naturais saudáveis adquiridos na Feira Municipal da Agricultura Familiar. A associação ou cooperativa de catadores recebe todo o material coletado.

Fonte e Fotos: Raquel Fernandes/Secom