sábado, 18 de maio de 2024

Prefeitura de Amambai e Governo do Estado distribuem materiais esportivos para aldeias indígenas

Neste sábado, 1º de abril, o Parque Indígena da Aldeia Amambai foi palco do Programa Povos Indígenas Esporte e Lazer Cidade de Amambai, uma parceria entre a Prefeitura de Amambai e o Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer do Mato Grosso do Sul, que distribuiu material esportivo de atletismo, de futebol de salão e futebol de campo para as aldeias indígenas Amambai, Limão Verde e Jaguary.

O evento  contou com a presença  do prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, do secretário municipal de Assuntos indígenas, Zenaldo Moreira, secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Ferreira Miranda, do presidente da Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul, professor Ageu de Oliveira, dos  líderes representantes das aldeias Amambai, Capitão Arsênio, da Limão Verde, Alimer Nelson e da Jaguary, capitão Aquino além dos vereadores Tato Souza, Joanir Martins, Cida Farias, Odil Puques e Valter Brito.

Além dos kits de fardamento completo, redes e bolas para os 80 times adultos, divididos nas categorias masculino e feminino, e 50 times infantis, o programa também ofereceu treinamento nas aldeias, buscando fomentar a prática de atividades de esporte e lazer para todos os povos indígenas.

O prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, expressou sua gratidão ao ex governador Reinaldo Azambuja e atual governador Eduardo Riedel pelo apoio ao projeto. Segundo o prefeito Edinaldo Bandeira, o acesso ao esporte e ao lazer é uma condição de promoção da cidadania, e sua prática remete para uma vida saudável e auxilia na formação da identidade e coletividade.

“Graças a um convênio de R$ 380 mil do Governo do Estado e uma contrapartida de R$ 40 mil da Prefeitura de Amambai, foi possível realizar a entrega desses materiais, que atendem todas as modalidades esportivas praticadas dentro das comunidades indígenas. Nós só temos a agradecer essa profícua parceria entre a Prefeitura de Amambai e o governo do Estado. Ver a alegria estampada no rosto dessas crianças e jovens nos motiva cada dia mais a trabalhar para que o esporte, que é uma fonte de saúde e um método de projeção de vida, seja cada vez mais forte dentro de nossas aldeias.”, destacou o Prefeito.

De acordo com o secretário municipal de Assuntos Indígenas, Zenaldo Moreira, com este incentivo, a ideia é proporcionar o desenvolvimento humano por meio do esporte, diminuindo a vulnerabilidade e aumentando os indicadores de saúde e educação que integram as questões sociais, o trabalho e a qualidade de vida.

Durante o evento, o atleta amambaiense Yuri Moreira Benites fez uma demonstração de atletismo e encantou a todos os presentes.

Com o Programa Povos Indígenas, a Prefeitura de Amambai e o Governo do Estado buscam levar mais saúde, lazer e qualidade de vida para as aldeias indígenas, mostrando que o esporte é uma ferramenta importante na promoção do bem-estar físico e mental das comunidades.

Fotos: Kadyma Freitas

Fonte: Raquel Fernandes/Secom