domingo, 19 de maio de 2024

Vacinação contra Influenza em Amambai acontece até 31 de maio

A Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está realizando a 25ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, atendendo pessoas que fazem parte dos grupos prioritários da ação preventiva.

A vacinação contra influenza tem como objetivo reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções causadas pelos vírus no público-alvo da campanha. O imunizante é trivalente, ou seja, serve para os três tipos de cepas: A/Sydney/5/2021 (H1N1) pdm09, A/Darwin/9/2021 (H3N2) e B/Áustria/02/1359417/2021 (linhagem B/Victoria).

Fazem parte do grupo prioritário para imunização idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, povos indígenas e portadores de comorbidades.

São consideradas comorbidades pelo Ministério da Saúde: doenças respiratórias crônicas, doenças cardíacas crônicas, doenças renais crônicas, doenças hepáticas crônicas, doenças neurológicas crônicas, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias.

Interessados na vacinação deverão procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência, no período que consiste das 7h30 às 10h30 ou das 13h às 16h30, portando Cartão SUS e CPF em mãos.

Fonte: Bruna Corrêa/SECOM