22.4 C
Amambai
sexta-feira, 17 de maio de 2024

Comitiva de Amambai participa de lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar em Campo Grande

- Publicidade -

Uma comitiva amambaiense organizada pelo Secretário Municipal de Agricultura e Pecuária Jota Roberto participou nesta terça-feira, 25 de julho, em Campo Grande, do lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2023/2024 na região Centro-Oeste.

Por meio do projeto, o governo federal disponibilizará R$ 400 milhões para a agricultura familiar de Mato Grosso do Sul. Recursos poderão ser utilizados a execução de compras públicas de alimentos produzidas no campo, assim como aquisição dos produtos para rede escolar e compra institucional, à assistência técnica e extensão rural; abertura de créditos pelo Pronaf (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar), assim como outros incentivos como o “Garantia Safra” e “Proagro-Mais”.

O evento aconteceu no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo e contou com a presença de diversas autoridades entre eles o Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar Paulo Teixeira, o governador Eduardo Riedel e seu vice Barbosinha, o Deputado Estadual Zeca do PT e dlos Deputados Federais Vander Loubet, Geraldo Resende, Camila Jara e Dagoberto Nogueira.

Uma multidão de representações municipais também esteve no local e fizeram o uso da palavra, ressaltando a importância e sensibilidade da parceria do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul com a ação que beneficia tanto a Agricultura Familiar.

Na mesma ocasião, aconteceu a Conferência Estadual da Agricultura Familiar em Campo Grande, que encerra a série de Conferências Regionais do segmento em Mato Grosso do Sul, iniciadas no mês de maio e que reuniram mais de 2 mil participantes de todos os municípios sul-mato-grossenses.

Ao todo, a Secretaria Executiva da Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais da Semadesc realizou 13 edições das conferências, sendo duas com povos originários – uma delas em Amambai, uma com comunidades quilombolas e uma com comunidades de pescadores.

O objetivo foi o de levantar demandas e anseios da população, autoridades e instituições presentes na Agricultura Familiar do Estado, apresentados durante a ação desta terça. O passo seguinte, é inseri-las no orçamento do PPA (Plano Plurianual 2024/2027). 

Acompanhando o secretário Jota na programação estiveram os vereadores Valter Brito e Jayson de Souza (Tato), os secretários de Meio Ambiente e Comunicação Social Luciney Bampi e José Aguiar, além de outras lideranças.

Fonte: Bruna Corrêa/SECOM

Fotos: José Aguiar/SECOM

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -