sábado, 4 de maio de 2024

Projeto Recicla Verdinho 2023 é oficialmente lançado em Amambai

Nesta quarta-feira, dia 12, a Prefeitura de Amambai, por meio das Secretarias Municipais de Educação (SEMED), de Agricultura e Pecuária (SEAGRI), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Coopercicla e a Cooperativa de Crédito Sicredi, realizou o lançamento do Projeto Recicla Verdinho. A iniciativa busca promover a sustentabilidade por meio da educação ambiental, alimentar e financeira dos alunos da rede municipal, além de fomentar o desenvolvimento econômico local dos pequenos negócios, especialmente dos agricultores familiares e catadores de materiais recicláveis.

O projeto, que teve início em março de 2022, recebeu neste ano a adesão da Escola Municipal Antônio Pinto da Silva, que, juntamente com a colaboração da Escola Municipal Maria Bataglin Machado, trabalhará para despertar nas crianças a consciência ambiental. Amambai é a quinta cidade de Mato Grosso do Sul a implementar essa atividade, contando atualmente com 22 pequenos produtores inscritos. O Recicla Verdinho proporciona às famílias o consumo de alimentos saudáveis, incentiva a participação na coleta seletiva realizada pela COOPERCICLA e promove o aprendizado sobre educação financeira.

Neste ano, os participantes do projeto concorrem a diversos prêmios, adquiridos com o apoio de parceiros. Entre os prêmios estão o sorteio de três poupanças por escola para os alunos participantes no valor de R$ 300,00, R$ 200,00 e R$ 100,00; 2 bicicletas, 2 overboards e 2 patins por escola para os seis alunos que mais coletarem materiais; e R$ 1 mil para a escola que angariar a maior quantidade de materiais recicláveis.

Estiveram presentes a presidente da Câmara, vereadora Lígia Borges, acompanhada dos vereadores Odil Puques, Janete Córdoba, Gustavo Baiano, Geverson Vicentim e Paulo Sérgio, representantes da Coopercicla, Sicredi, Sebrae/MS, produtores rurais, profissionais da educação e estudantes.

Durante a cerimônia, o prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, destacou a importância do consultor do Sebrae, Fábio Schroeder, na criação do projeto e parabenizou sua atuação. “Foi o Fábio que criou este projeto, quando ele era prefeito lá no Mato Grosso. Foi da cabeça dele que surgiu isso, não é à toa que ele é consultor do Sebrae e professor de prefeito.”, informou.

Na oportunidade, o prefeito concedeu a palavra ao vice-prefeito de Amambai, Rodrigo Selhorst, que tem desempenhado um importante papel no desenvolvimento econômico do município. “Este projeto movimenta a sustentabilidade, ele movimenta o empreendedorismo, a educação, a saúde com a alimentação saudável, assistência social, entre outras áreas. É um projeto muito amplo. Obrigado ao prefeito por ter acreditado no Cidade Empreendedora. É assim que a gente vai contribuindo para transformar nossa cidade em uma cidade cada vez mais empreendedora, sustentável, econômica e desenvolvimentista.”, destacou o vice-prefeito.

O gerente do Sicredi Amambai, Hans Braganholo, expressou sua honra em representar o Sicredi Centro Sul e ressaltou o caráter benéfico da parceria para o meio ambiente e a sociedade: “É uma troca discente em prol do meio ambiente.”

A diretora da Escola Municipal Antônio Pinto da Silva, Eliane Arteman, agradeceu a todos os alunos, pais e profissionais da educação envolvidos que abraçaram o projeto. “Os alunos estão entusiasmados, trouxeram muitos materiais recicláveis na escola. Este projeto tem uma importância grande para as famílias, além de ajudar na preservação do meio ambiente, traz benefícios por meio dos verdinhos que eles trocam por alimentos da agricultura familiar.”

O Secretário Municipal de Agricultura e Pecuária, Jota Roberto, expressou sua satisfação em ser parceiro do projeto. “É muito gratificante para nós, da SEAGRI, sermos parceiros de um projeto como esse, pois, com a credibilidade que o prefeito Dr. Bandeira tem perante a nossa população, foi muito fácil conseguirmos a nossa premiação.”

O consultor do Sebrae, Fábio Schroeder, destacou a importância do Projeto Recicla Verdinho no âmbito do programa Cidade Empreendedora e enfatizou que a experiência adquirida pelos envolvidos é valiosa.

A vereadora Lígia Borges expressou sua satisfação com os resultados alcançados pelo projeto e ressaltou a importância da educação ambiental e do fornecimento de alimentos saudáveis: “Nós estamos muito felizes de ver o resultado disso tudo, ensinar a importância da educação ambiental. Além deles fazerem o bem por meio ambiente, por meio da reciclagem, conseguem contemplar o pessoal da Agricultura Familiar e levar o alimento saudável para a casa.”

Com o lançamento do Projeto Recicla Verdinho em Amambai, a cidade dá mais um passo rumo à sustentabilidade e ao desenvolvimento econômico local. A parceria entre a Prefeitura, o SEBRAE, COOPERCICLA e o Sicredi, aliada ao empenho das escolas, produtores locais e demais envolvidos, proporciona a conscientização ambiental e alimentar aos alunos da rede municipal, além de fortalecer os pequenos negócios da região.