sexta-feira, 17 de maio de 2024

Amambai celebra o dia da Independência do Brasil

Amambai celebrou com orgulho o Dia da Independência do Brasil. Autoridades municipais, representantes das forças de segurança e diversas entidades do município se uniram para celebrar esse momento histórico, mesmo diante das adversidades climáticas.

O evento contou com a presença do Prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, do vice-prefeito Rodrigo Selhorst, do comandante do 17º RC Mec, Tenente Coronel Eric Corrêa, e da presidente da câmara vereadora Lígia Borges, acompanhada dos vereadores. Além disso, representantes da 3ª CIPM, 16º Subgrupamento de Bombeiros Militar, Polícia Civil, OAB e várias associações e entidades locais também marcaram presença.

O prefeito Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, destacou o compromisso da Prefeitura em valorizar o Dia da Independência e promover o sentimento de patriotismo. Devido às condições climáticas desfavoráveis e à chuva que iniciou durante o evento, o prefeito optou por dispensar os alunos das escolas do desfile, visando proteger as crianças de possíveis riscos à saúde. Em suas palavras, o prefeito expressou sua gratidão pela presença de todos e exaltou o amor à pátria.

“Devido ao mau tempo e para evitar que nossas crianças se exponham a riscos de doenças respiratórias, apenas o exército e a frota municipal desfilarão. As escolas já foram dispensadas devido às condições climáticas adversas. Peço a compreensão e desculpas a todos, mas infelizmente isso está além do nosso controle. Deus sabe o que faz. Quero agradecer mais uma vez a presença de todos e viva o nosso Brasil, viva a nossa independência.”

Em seguida, o Comandante do 17º RC MEC enfatizou a importância da data histórica, relembrando o episódio de 1822 em que Dom Pedro I declarou a independência do Brasil. Ele enfatizou que essa data não é apenas para comemorar o desfile militar, mas sim para refletir sobre a trajetória do país como nação e ressaltar o compromisso com o Brasil, acima de qualquer diferença de posicionamento político.

“Quando, em 7 de setembro de 1822, a exatos 201 anos atrás, Dom Pedro I, então imperador do Brasil, decidiu libertar o nosso país do jugo português, isso marcou o início da nossa caminhada como nação(…) muito obrigado a todos pela presença, mesmo por esse tempo instável. E eu desejo a todos que tenham um sentimento de satisfação, um sentimento de orgulho.”

Após as palavras emocionantes do Comandante, o 17º RC Mec desfilou com destemor e orgulho, seguido pela exibição dos novos veículos da frota municipal. Automóveis, ambulâncias, caminhões caçamba, trator, e motoniveladora mostraram o compromisso da prefeitura em manter a cidade funcionando com eficiência e modernidade.

Apesar da chuva que desafiou os presentes, a celebração do Dia da Independência em Amambai demonstrou a união da comunidade em honrar as raízes e os valores do Brasil. A prefeitura reafirmou seu compromisso em valorizar essa data tão significativa e ressaltar a importância da independência nacional, enquanto dá prosseguimento às festividades pelo 75º aniversário de emancipação política do município.

Fotos: Bruna Corrêa e Raquel Fernandes/ Secom

Fonte: Secom